quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

Feliz Natal !!!!

Esta e uma época onde devemos nos voltar para o nosso lado espiritual, afinal é a comemoração do nascimento de Jesus.


Faça um balanço de tudo o que fez, do que poderia ter feito melhor e tente em 2011 ser ainda melhor. Faça uma listinha do que quer ver bem longe da sua vida e queime o papel e faça outra lista com tudo que você quer realizar em 2011, parece bobagem, mas o cérebro guarda e responde aquilo que você programa.

Desejo a você e a sua família um FELIZ NATAL E PRÓSPERO 2011.

Próxima postagem: 06/01/11

Boas festas. Um abraço. Adriana

http://www.pensarpararealizar.blogspot.com/

quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Cuide-se

Fim de ano e parece que a pressão aumenta, então dá uma olhadinha no texto abaixo e vê se é só pressão mesmo, caso contrário procure ajuda. Este é um texto de utilidade pública, afinal com a minha experiência, posso dizer que a maioria das pessoas que atendi não preciariam de tantos anos de terapia caso se cuidasem mais cedo.... 

"Estresse, ansiedade ou nervosismo: diferença está na intensidade


Especialista explica como identificar as nuances de estados psicológicos

O trânsito está ruim, o carro quebrou, o ar está seco, o trabalho é cada vez mais difícil e os problemas familiares são muito complicados. Quem nunca passou por situações como essas? É estresse, ansiedade ou apenas nervosismo? De acordo com o médico homeopata Yechiel Moises Chencinski, todos estão propensos a passar por momentos como esses, e é preciso atenção para diferenciar cada condição.

"Embora cientificamente sejam parecidos, podemos dizer que esses estados psicológicos recebem denominações de acordo com o grau de intensidade", considera. "Quando um indivíduo passa por uma fase aguda de ansiedade e esgotamento, por exemplo, ele vivencia o estresse", explica.

Segundo o médico, ansiedade é uma reação-base normal do organismo, responsável por adaptar o corpo a uma situação nova, em maior ou menor intensidade. Quando em um grau elevado, no entanto, essa ansiedade prejudica a capacidade de adequação e uma das conseqüências, é também, o estado nervoso agudo.

"Cada pessoa responde de uma forma própria e individual para cada tipo de estímulo e, às vezes, a mesma pessoa reage de maneiras diferentes mesmo em circunstâncias semelhantes. Por isso, é difícil rotular os sintomas", aponta o médico. "Nervosismo, angústia, tristeza, depressão, ansiedade, estresse, decepção. Cada uma dessas manifestações tem características específicas", ressalta.

Tratamento é importante para controlar os sintomas

Para o especialista, apesar das reações diferentes, o caminho para resolver os conflitos deve ser sempre o mesmo: procurar um profissional de saúde. "Médicos e psicólogos estão aptos a diagnosticar o problema e, assim, indicar a forma mais adequada de contornar essas situações e retomar o estado de harmonia e equilíbrio", recomenda.

"Uma das maneiras indicadas para controlar estados ansiosos são os medicamentos homeopáticos", indica. "Esses tratamentos são muito eficazes principalmente quando atuam na esfera psicológica. Eles não possuem contraindicações e não causam reações adversas", acredita.

Segundo o Dr. Chencinski, as pessoas estão predispostas a passar por situações desagradáveis, vez ou outra, e apenas é possível minimizar as reações em busca de uma estabilidade psicológica. "O mundo não é perfeito e, sendo assim, seria impossível estarmos sempre em total equilíbrio emocional", acredita.

Dez passos em busca da harmonia
1. Se alimentar corretamente
2. Manter o corpo hidratado
3. Praticar atividades físicas regularmente
4. Manter o equilíbrio espiritual e relaxar (meditação, ioga, respiração entre outros)
5. Trabalhar naquilo que gosta e em ambiente físico e emocionalmente saudável
6. Ter tempo para o lazer (cinema, teatro, leitura, passeios, viagens)
7. Preservar o vínculo familiar e as amizades
8. Ir a consultas médicas preventivas regulares (homeopatia, acupuntura, alopatia, fitoterapia)
9. Dedicar um tempo a não fazer nada (de vez em quando, é muito legal não fazermos nada, intencionalmente)
10. Estar de bem com a vida."

Fonte: www.sisssaude.com.br, em 14/09/10.

Boa semana. Adriana

quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Só uma frase

Com a correria do fim de ano achei melhor postar somente uma frase, curta , objetiva porém muito importante, ela representa a etapa inicial para a melhora da qualidade de vida. Que acontece de dentro para fora.


"Se você quer transformar o mundo, experimente primeiro promover o seu aperfeiçoamento pessoal e realizar inovações no seu próprio interior". Dalai Lama

É claro que nem todos querem mudar o mundo, somente mudar uma coisinha ou outra nas atitudes dos outros, coisa pouca, mas queremos mudar primeiro o que está fora, perdemos muito tempo com isso, pode parecer mais cômodo ou fácil mudar fora, mas a espera é longa e muitas vezes nem acontece. Se mudarmos pelo menos o nosso jeito de pensar ou encarar as coisas e atitudes alheias mesmo demorando um pouco o resultado é garantido.

Boa semana. Adriana

quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Quando você está de férias?

Fim de ano e todo mundo quer tirar férias, alguns planejam outros não, mas sonhar com ela é comum, fácil e legal. Parece que as pessoas só descansam ou se divertem quando estão de férias, primeiro que não é verdade, acho que falam de modo que dão a entender isso porque a empolgação com que falam das férias não é a mesma com que contam sobre um fim de semana no clube, quando é comum parece que não é tão bom. Segundo que para o dia a dia ser tão divertido, tranqüilo e motivante precisamos fazer alguns ajustes gerais na nossa conduta e modo de pensar, então aí pensar nas férias é mais fácil do que mudar.

Pensando nisso me lembrei de uma frase que recebi meses atrás de uma amiga que diz:

“ Eu acho fascinante que a maioria das pessoas planeje suas férias com mais cuidado do que planeje suas vidas. Talvez porque fugir é mais fácil que mudar.” Jim Rohn (05/04/2010)

Ele acha fascinante, eu acho triste, entendo que fascinante é algo bom e planejar mais um mês do que os 11 meses restantes do ano não me parece uma atitude positiva, dá a entender que só nas férias tudo está bem. Pode ser assim para algumas pessoas, percebo que a maioria ‘espera’ as férias para relaxar, somente uma minoria sabe curtir a vida no dia a dia.

Tire férias e aproveite muito, mas agora pense em como você pode curtir sempre, pequenas coisas fazem muita diferença na nossa maneira de viver e faça um favor, deixe nos comentários como você curti seu dia a dia, assim todos deixam suas ‘receitas’ para serem compartilhadas e adquiridas por outros também.

Boa semana. Adriana

quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Hoje eu vou postar um texto que recebi por e-mail, trata-se de uma explicação clara sobre o que é religião e o que é viver para Jesus, são coisas diferentes e o pastor Ed René Kivitz exemplifica de forma que não deixa dúvidas, acredito que este texto ajuda para que possamos ter mais paciência com os 'religiosos' e também a não deixar de seguir a Jesus, cada qual a seu modo.
Além da questão do respeito este tema é importante porque acredito que uma vida sem fé é muito difícil e não podemos enfraquecê-la por conta de pessoas que a entendem de forma diferente. A sua fé não depende da fé dos outros e muito menos do conceito alheio.

"LUCIDEZ DE UM PASTOR EVANGÉLICO


O texto abaixo é de Ed René Kivitz, cristão, pastor evangélico, refere-se ao episódio envolvendo os jogadores do Santos numa visita ao Lar Espírita Mensageiros da Luz, que cuida de crianças com deficiência cerebral, para entregar ovos de Páscoa.

Uma parte dos atletas, dentre eles, Robinho, Neymar, Ganso e Fabio Costa, se recusaram a entrar na entidade, e preferiram ficar dentro do ônibus do clube, sob a alegação de que eram evangélicos e não entrariam num local fundado e dirigido por Espíritas.
Diz o texto do pastor:

Os meninos da Vila pisaram na bola, mas prefiro sair em sua defesa. Eles não erraram sozinhos. Fizeram a cabeça deles.
O mundo religioso é mestre em fazer a cabeça dos outros. Por isso, cada vez mais me convenço que o Cristianismo implica na superação da religião, e cada vez mais me dedico a pensar nas categorias da espiritualidade, em detrimento das categorias da religião.
A religião está baseada nos ritos, dogmas e credos, tabus e códigos morais de cada tradição de fé.
A espiritualidade está fundamentada nos conteúdos universais de todas e de cada uma das tradições de fé.
Quando você começa a discutir quem vai para céu e quem vai para o inferno, ou se Deus é a favor ou contra a prática do homossexualismo, ou mesmo, se você tem que subir uma escada de joelhos ou dar o dízimo na igreja para alcançar o favor de Deus, você está discutindo religião.
Quando você começa a discutir se o correto é a reencarnação ou a ressurreição, a teoria de Darwin ou a narrativa do Gênesis, e se o livro certo é a Bíblia ou o Corão, você está discutindo religião.
Quando você fica perguntando se a instituição social é espírita kardecista, evangélica, ou católica, você está discutindo religião.
O problema é que toda vez que você discute religião você afasta as pessoas umas das outras, promove o sectarismo e a intolerância. A religião coloca de um lado os adoradores de Alá, de outro os adoradores de Yahweh, e de outro os adoradores de Jesus. Isso sem falar nos adoradores de Shiva, de Krishna e devotos do Buda, e por aí vai. E cada grupo de adoradores deseja a extinção dos outros, ou pela conversão à sua religião, o que faz com que os outros deixem de existir, enquanto outros, e se tornem iguais a nós, ou pelo extermínio, através do assassinato em nome de Deus , ou melhor, em nome de um deus, com d minúsculo, isto é, um ídolo que pretende se passar por Deus.
Mas quando você concentra sua atenção e ação, sua práxis, em valores como reconciliação, perdão, misericórdia, compaixão, solidariedade, amor e caridade, você está no horizonte da espiritualidade, comum a todas as tradições religiosas.
Quando você está com o coração cheio de espiritualidade, e não de religião, você promove a justiça e a paz.
Os valores espirituais agregam pessoas, aproximam os diferentes, fazem com que os discordantes no mundo das crenças se dêem as mãos, no mundo da busca de superação do sofrimento humano, que a todos nós humilha e iguala, independentemente de raça, gênero, e inclusive religião. Em síntese, quando você vive no mundo da religião, você fica no ônibus.
Quando você vive no mundo da espiritualidade, que a sua religião ensina, ou pelo menos deveria ensinar, você desce do ônibus e dá um ovo de páscoa para uma criança que sofre a tragédia e a miséria de uma paralisia mental."

Ed René Kivitz, cristão, pastor evangélico, e santista desde pequenininho

Boa semana. Adriana





    

quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Nos momentos difíceis...

Hoje eu não sabia o que escrever, pensei tantas coisas e todas pareciam ter pouca importância, temas batidos, coisas corriqueiras demais, acabei decidindo falar sobre uma constatação na minha vida, a de que nos piores momentos encontramos boas pessoas pelo caminho, pessoas que na verdade são conhecidas, mas que demonstram com simples gestos a bondade do ser humano.


Eu tenho o hábito de sempre tentar encontrar pelo menos uma coisa boa diante de algo ruim, talvez por isso fique mais fácil passar pelas dificuldades. Mas o melhor é reforçar a minha crença de que existem muito mais pessoas boas do que ruins no mundo e de que a humanidade não está perdida, como parece nos noticiários na TV.

Então comigo acontece assim, alguém oferece oração, alguém me ouve com mais atenção (normalmente sou eu quem ouve), de repente reencontro pessoas distantes que gosto muito, recebo agradecimentos por coisas que achava ter feito pouco e que para a pessoa foi bastante (isto num momento ruim alegra), os abraços são mais longos, os sorrisos mais ternos, o carinho mais sincero e tudo fica mais leve, mas certamente a maneira como eu escolhi ver as coisas faz diferença.

Lembrei que tem MUITA gente que sofre sem perceber que não precisaria....ou gosta, ou se acostumou ou não sei o que acontece. Sei que resolvi escrever isso porque acredito que nada na vida dura para sempre, mas a certeza de que tudo pode ser melhor dura a vida toda se você quiser. Você quer?

Observe o que as pessoas te oferecem, de graça.

Boa semana. Adriana

sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Forças Pessoais

Hoje o assunto é leve, mas também faz pensar. Baseado na Psicologia Cognitiva e Construtivista, profissionais da área criaram a Psicologia Positiva, o texto abaixo explica melhor e é fácil de identificar e desenvolver.
Espero que neste feriado você encontre suas melhores características.

“ Nossas Forças Pessoais

Partindo da idéia de felicidade de Aristóteles (eudaimonia), a Psicologia Positiva acredita na felicidade como resultado de uma vida virtuosa. Partindo desse princípio, os pesquisadores estudaram vários códigos de conduta da cultura oriental e ocidental, tais como bíblia, alcorão etc., procurando virtudes comuns a todos eles. Chegaram, assim, a seis virtudes: sabedoria, coragem, amor, justiça, moderação e transcendência. O próximo passo surgiu do questionamento: Quais as características que um ser humano deveria ter para conquistar tais virtudes? Os pesquisadores chegaram, assim, a 24 características, as quais chamaram de forças pessoais. Nesse sentido, as forças pessoais são:

1- Curiosidade e interesse pelo mundo
2- Gosto pela aprendizagem
3- Pensamento crítico/lucidez
4- Habilidade/Originalidade
5- Inteligência emocional
6- Perspectiva
7- Bravura/valentia
8- Perseverança
9- Integridade
10- Bondade/generosidade
11- Amar e ser amado
12- Cidadania
13- Imparcialidade
14- Liderança
15- Auto-controle
16- Prudência
17- Humildade e modéstia
18- Apreciação da Beleza
19- Gratidão
20- Esperança
21- Espiritualidade
22- Perdão
23- Bom-humor
24- Animação / paixão / entusiasmo “

Fonte: www.psicologiapositiva.com.br

Boa semana. Adriana

quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Treinando a emoção

Na semana passada falei sobre como controlar a ansiedade, rapidamente expliquei como organizar o pensamento, mas hoje vou resumir a explicação de Augusto Cury sobre o gerenciamento dos pensamentos, em seu livro Treinando a Emoção para Ser Feliz, Ed. Academia. Na verdade, é uma técnica por isso acredito que será bastante útil, afinal todos passamos por stress em maior ou menor grau.


Augusto Cury escreve que “pensar é o destino do homem...déficit de memória é uma defesa positiva do cérebro da pessoa que está estressada (...). "
“Ninguém consegue interromper a produção de pensamentos! Só é possível gerenciá-la. A própria tentativa de interrupção já é um pensamento. Pensamos acordados ou sonhando. Os cientistas pensam enquanto pesquisam; as crianças, enquanto brincam; os idosos, enquanto recordam.
Nas minhas pesquisas, pude detectar claramente que para desenvolver áreas nobres da emoção é preciso aprender a gerenciar os pensamentos. (...)
Para gerenciar com maturidade o mundo das idéias e das emoções precisamos de algumas técnicas de treinamento. No momento destacarei a técnica do D.C.D. (duvidar, criticar, determinar) vejamos.

Três técnicas de treinamento do gerenciamento dos pensamentos e das emoções.

Primeira: Duvidar de tudo que não promove a vida.

. Duvide do conteúdo de todas as idéias e de todos os pensamentos que debilitam sua saúde psíquica. (...)
. (...)Devemos assumir com honestidade nossas fragilidade, limitações e conflitos, mas não devemos nos deixar controlar por elas. Cuidado com a ditadura do medo, das idéias negativas, das doenças emocionais. Retire o medo do trono da sua mente e substitua-o pela esperança.
. (...)Duvide do controle que a miséria, a ansiedade, o egoísmo, a intolerância e a irritabilidade exercem sobre você.(...)

Segunda: Criticar a passividade do eu.

. O “eu” representa a vontade consciente. (...)
. Critique diariamente os pensamentos negativos. Confronte-se com as idéias que o paralisam e o desanimam.
. Cada pensamento que nos incomoda deve ser questionado com ousadia e determinação pelo “eu”.

Terceira: Determinar dar um choque de lucidez na emoção.

. Não seja passivo diante das suas dores, determine o que você quer sentir. (...)o campo de energia emocional precisa se submeter à autoridade do “eu”.
. (...)Não é possível nem desejável controlar completamente a emoção. Ela dá sentido à vida porque é uma energia incontrolável. Mas não a deixe ser muito ingênua, dê-lhe um choque de lucidez. (...)é preciso treinar a emoção para sermos seguros e lúcidos.
. Deixe a emoção solta para que você possa amar, ser tolerante e tranquilo, mas não a deixe solta para dirigir a sua razão. (...) determine não submeter a sua emoção ao conteúdo dos pensamentos perturbadores. Jamais se esqueça de que há uma força dentro de você que está desativada ou mal usada.

. Faça a técnica do “D.C.D.” diversas vezes por dia durante um ano e durante toda a vida mais suavemente. Faça-a no silêncio da sua mente. Sem ninguém ouvir, cause uma revolução na sua emoção e nos seus pensamentos.
(...)

Treine gerenciar seus pensamentos e emoções e veja o que acontecerá ao longo dos meses. Talvez você se surpreenda com a força que está escondida atrás da sua fragilidade.” (...)

Boa semana. Adriana

terça-feira, 2 de novembro de 2010

Sem comentários................

Oi pessoal, este texto de Luiz Fernando Veríssimo está bem claro. Agora se alguém souber de alguém que escreveu sobre os homens, por favor, me envie. Afinal, eles também merecem e precisam ser 'preservados'.


"Um homem Inteligente Falando das Mulheres


O desrespeito à natureza tem afetado a sobrevivência de vários seres e entre os mais ameaçados está a fêmea da espécie humana.

Tenho apenas um exemplar em casa,que mantenho com muito zelo e dedicação, mas na verdade acredito que é ela quem me mantém. Portanto, por uma questão de auto-sobrevivência, lanço a campanha 'Salvem as Mulheres!'

Tomem aqui os meus poucos conhecimentos em fisiologia da feminilidade a fim de que preservemos os raros e preciosos exemplares que ainda restam:

Habitat

Mulher não pode ser mantida em cativeiro. Se for engaiolada, fugirá ou morrerá por dentro. Não há corrente que as prenda e as que se submetem à jaula perdem o seu DNA. Você jamais terá a posse de uma mulher, o que vai prendê-la a você é uma linha frágil que precisa ser reforçada diariamente.

Alimentação correta

Ninguém vive de vento. Mulher vive de carinho. Dê-lhe em abundância. É coisa de homem, sim, e se ela não receber de você vai pegar de outro. Beijos matinais e um 'eu te amo’ no café da manhã as mantém viçosas e perfumadas durante todo o dia. Um abraço diário é como a água para as samambaias. Não a deixe desidratar. Pelo menos uma vez por mês é necessário, senão obrigatório, servir um prato especial.

Flores

Também fazem parte de seu cardápio – mulher que não recebe flores murcha rapidamente e adquire traços masculinos como rispidez e brutalidade.

Respeite a natureza

Você não suporta TPM? Case-se com um homem. Mulheres menstruam, choram por nada, gostam de falar do próprio dia, discutir a relação? Se quiser viver com uma mulher, prepare-se para isso.

Não tolha a sua vaidade

É da mulher hidratar as mechas, pintar as unhas, passar batom, gastar o dia inteiro no salão de beleza, colecionar brincos, comprar muitos sapatos, ficar horas escolhendo roupas no shopping. Entenda tudo isso e apoie.

Cérebro feminino não é um mito

Por insegurança, a maioria dos homens prefere não acreditar na existência do cérebro feminino. Por isso, procuram aquelas que fingem não possuí-lo (e algumas realmente o aposentaram!). Então, aguente mais essa: mulher sem cérebro não é mulher, mas um mero objeto de decoração. Se você se cansou de colecionar bibelôs, tente se relacionar com uma mulher. Algumas vão lhe mostrar que têm mais massa cinzenta do que você. Não fuja dessas, aprenda com elas e cresça. E não se preocupe, ao contrário do que ocorre com os homens, a inteligência não funciona como repelente para as mulheres.

Não faça sombra sobre ela

Se você quiser ser um grande homem tenha uma mulher ao seu lado, nunca atrás. Assim, quando ela brilhar, você vai pegar um bronzeado. Porém, se ela estiver atrás, você vai levar um pé-na-bunda.

Aceite: mulheres também têm luz própria e não dependem de nós para brilhar. O homem sábio alimenta os potenciais da parceira e os utiliza para motivar os próprios. Ele sabe que, preservando e cultivando a mulher, ele estará salvando a si mesmo.

É, meu amigo, se você acha que mulher é caro demais, vire gay.

Só tem mulher quem pode! "

Luiz Fernando Veríssimo

Até logo. Adriana

quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Racional, emocional e social

Hoje vou comentar o resultado da enquete: O que pesa mais na hora de tomar uma decisão? O racional, o emocional ou a socialização? O resultado foi 100% razão.


Isso significa que pensamos antes de decidir, porém pensamos levando em conta fatores sociais e emocionais além dos racionais, não é ? Por exemplo, se uma pessoa vai trocar de emprego, por mais que pense nas condições financeiras que podem melhorar vai pensar também se no novo emprego terá bons relacionamentos com as pessoas, se o cargo está à altura do que sua família espera de você, se a distância consome muito do seu tempo o que faria com que você deixasse de cuidar das suas prioridades pessoais, como ir à academia, fazer um curso, visitar os pais. Enfim, na hora de decidir mesmo sem querer levamos em conta muitas coisas além das que julgamos racionais.

Eu coloquei a questão na enquete justamente por isso, nós quase sempre pensamos que estamos decidindo coisas somente pela razão quando na verdade nossa razão é constituída por nossos conceitos adquiridos de nossas experiências emocionais e sociais.

É por isso que acontecem situações onde não entendemos a razão alheia, claro que existem afinidades, mas o emocional e a social tem ‘arranjos’ diferentes em cada um de nós.

Tem situações onde nós mesmos não entendemos exatamente porque decidimos determinadas coisas, mas decidimos, nem sempre há arrependimento, mas se houver observe suas emoções e como foi e é seu ambiente social, certamente vai entender melhor sua decisão, e as dos outros também.

Boa semana. Adriana

quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Controlando a ansiedade

Antes de orientar sobre como diminuir ou acabar com a ansiedade é importante lembrar do que contribui para que ela se instale na forma de viver das pessoas.


A ansiedade é normal em situações novas ou desconhecidas, dura um dia ou dois antes da situação a ser enfrentada e diminui imediatamente após o enfrentamento. Passando disso, ou seja, perder o sono, ter taquicardia, sudorese, gagueira, tontura, tremor entre outros sintomas demonstra que a ansiedade está além do comum. O que agrava é que algumas pessoas tem tendência emocional para desenvolver quadros que atrapalham muito a vida, como depressão, síndrome do pânico, stress entre outros quadros que podem impedir a pessoa de ter qualidade de vida. Por isso é importante identificar desde quando existe a ansiedade, com que freqüência e situação ela aparece e se os sintomas tem aumentado.

Geralmente a ansiedade se instala porque a pessoa receia determinada (s) situação (ões) e isto faz com que ela pense demais nisto e acaba por ter atenção demasiada ao que a preocupa e com isso passa tempo demais ‘vivendo’ a mesma situação. Hoje em dia a ansiedade é frequente e infelizmente parece normal, na verdade, ela é comum, normal é não ser ansioso por quase tudo quase todo dia. Por ser comum pode passar despercebida e o que é identificado pelas pessoas são os sintomas, ou seja, quando já passou do limite a pessoa percebe que está ansiosa. Às vezes fica até difícil, a princípio, enxergar qual o real motivo da ansiedade. Por exemplo, a pessoa pode pensar que está ansiosa porque tem muitos afazeres no trabalho, quando na verdade ela tem receio de não dar conta e ser demitida. Por isso identificar o real motivo da ansiedade é muito importante no processo de ‘cura’.

Para algumas pessoas existem pequenas atitudes que fazem a ansiedade desaparecer ou diminuir a ponto de não gerar situações desagradáveis, o que segue abaixo ajuda a todos de modo geral, caso não resolva é necessário buscar orientação psicológica (terapia) para resolver de vez a questão. Então vamos abordar a questão por três pontos: mental, corporal e espiritual.

Mentalmente podemos diminuir a ansiedade olhando a situação de forma imparcial, tentando não criar demasiada expectativa, ajuda também lembrar de situações parecidas para recordar o que foi feito e teve êxito, recordar orientações e conselhos de como enfrentar a situação ajuda a formar um plano de ação e isto diminui a ansiedade porque dá a sensação de saber o que fazer na situação.

Para controlar os sintomas físicos podemos respirar, mas não só respirar fundo, respirar com atenção na respiração, funciona assim: antes de dormir, já deitado ou sentado em qualquer lugar encontre uma posição confortável, inspire devagar, segure o ar um pouco(conte até 3), e expire lentamente, o mais devagar que conseguir,importante: é necessário ter atenção ao entrar e sair do ar, nisto consiste a atenção no seu corpo, na sua sensação e não no que acontece ao redor, ou seja, esqueça TV, celular, o que for. Este momento é para você relaxar. No início pode parecer difícil, a concentração parece algo distante, quanto mais difícil maior o grau de ansiedade e distanciamento do que ocorre com si mesmo. No começo respire desta forma pelo menos 20 vezes, você vai sentir a diferença, depois aumente o número, vai ficando cada vez mais fácil. Prestar atenção no ar que inspira e expira tira o ruído que vem de fora, faz com que a pessoa se perceba e a mente se tranquiliza e depois a pessoa percebe ‘respostas’ ao que a incomoda. Lembre-se de que a prática traz a resposta.

Finalmente no sentido espiritual a pessoa precisa identificar onde está a confiança na vida, no Criador, em Deus, ou seja, onde está a fé. O que causa ou aumenta muito a ansiedade é o fato da pessoa não confiar no processo da vida, o medo gera a sensação de impotência, de incapacidade, de pouco a fazer e pior paralisa a mente no sentido de estar calma para ‘ver’ a situação de forma clara e possível de ser resolvida. Portanto, independente da sua religião, reforce a sua fé, acredite na proteção, na benção, na presença da Criação na sua vida. Lembre que tudo na natureza funciona para o bem de todos e o ser humano faz parte da natureza. Confie na sua condição de pertencer à natureza, de fazer parte do Todo, do Universo.

Boa semana. Adriana

quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Ética

Já citei aqui o livro de Mario Sergio Cortella, ‘Qual é atua obra’ e hoje farei um resumo das páginas 105 à 133 que fala sobre a ética, como ele explica de forma muito simples e que eu concordo inteiramente, vejo que é uma grande oportunidade de esclarecer um comportamento que, lamentavelmente, encontramos em poucas pessoas, atualmente.


“(...)A ética é o que marca a fronteira da nossa convivência...é aquela perspectiva para olharmos os nossos princípios e os nossos valores para existirmos juntos.(...)Não agimos por instinto. Agimos por reflexão, por decisão, por juízo. A ética é o conjunto de princípios e valores da nossa conduta na vida junta. Portanto, ética é o que faz a fronteira entre o que a natureza manda e o que nós decidimos. (...) A ética é um conjunto de princípios e valores que você usa para responder as três grandes perguntas da vida humana: Quero? Devo? Posso? (...) lembrando que a ética não é algo que nos dê conforto, mas algo que nos coloca dilemas. (...) Eles (dilemas) existem, e serão mais tranquilamente ultrapassados quanto mais sólidos forem os princípios que tivermos e a preservação da integridade que desejarmos.”

Sobre aceitar ou pagar propina, pedir ou não recibo, se beneficiar de um bem que não lhe pertence, entre outras situações o autor diz que: “Você responderá de acordo com os seus princípios e valores. Portanto, existem morais particulares, mas a ética é sempre de um grupo, sempre de uma estrutura maior, porque não existe razão para você ter princípios de conduta e valores se você vive só.(...) Se você tem autonomia e liberdade, vive dilemas éticos. Não tem como não vivê-los.”

Agora vem a parte que mais me identifico e que mais me entristece na nossa sociedade, a integridade. Na página 113 ele escreve: Integridade é o princípio ético para não apequenar a vida, que já é curta. (...) Integridade é a capacidade de saber que ‘eu morro louco, mas ninguém arranca a minha inteireza”. Integridade é honestidade, é sinceridade. Há pessoas que falam: “Mas isso no nosso país? Só um otário é honesto, íntegro e sincero”. É uma escolha. (...) Você obtém um pouco de sossego mental quando aquilo que você quer é também o que você deve e é aquilo que você pode.”

Já na página 127 ele coloca uma questão dura, porém que faz refletir ainda mais sobre as pequenas atitudes do nosso dia a dia; ele fala sobre o nazismo e do porque os generais nazistas fizeram aquilo, “um falou: ‘Fiz porque acreditava’ e 22 responderam: ‘Eu sou inocente, porque eu estava apenas cumprindo ordens’. Isso é absoluta ausência de integridade. Mesmo cumprindo ordens, fez porque quis. ‘Mas se eu não fizesse, eu ia morrer.’ Lamento, a escolha é sua. Continua sendo escolha. Por isso não diga ‘não queria’ quando escolheu. Porque, quando escolheu, queria. E se não queria , passou a querer quando fez a escolha. Quando aceitou o recibo por fora, quando parou em fila dupla, quando aceitou votar num parlamentar e depois não saber mais quem era ele, nem lembrar em quem votou na eleição seguinte. Saiba que, se não queria, passou a querer. Porque há uma coisa que é muito forte, que é a resignação como cumplicidade. Quando você e eu nos resignamos, nós aderimos àquilo que foi feito. (...) ‘Sabe o que é? É que, se eu não aderisse, eu seria morto’ Lamento. Dezenas morreram, mas não aderiram. Muitas pessoas são íntegras, honestas.”

Para encerrar o autor narra um encontro com um cacique da nação Xavantes, ele veio para um encontro e num passeio ao Mercado Municipal viu um garoto mexendo no lixo para se alimentar e questionou o porque de diante de tanta comida boa uma criança procurava no lixo algo para se alimentar. “(...) ele não conseguia compreender essa coisa tão óbvia: que uma criança faminta, diante de uma pilha de comida boa, pega comida podre. Eles não são ‘civilizados’. Sabe como ele passaria batido e nem repararia na cena? Se ele tivesse sido criado El algumas das nossas famílias, se ele tivesse ido a algumas de nossas igrejas, se ele tivesse freqüentado algumas de nossas escolas, se ele tivesse assistido a alguns de nossos meios de comunicação. Aí ele ia achar aquela cena normal. Neste instante, é bom lembrar que é necessário cuidar da ética porque senão ficamos anestesiamos nossa consciência e começamos a achar tudo normal.”

Este texto todo é somente um alerta para não perdermos o que de mais importante o ser humano possui, sua consciência, discernimento dos limites, do que é possível, ter integridade, valor, palavras que parecem ultrapassadas de tão incomum de se ouvir hoje em dia.

E você o que acha disso tudo?

Boa semana. Adriana

quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Saúde

Está ‘na moda’ falar sobre saúde, mas eu não vou repetir as inúmeras recomendações e orientações sobre alimentação e exercícios, vou comentar sobre não cuidar da saúde quando esta já mostrou que não vai muito bem. Falo daquelas pessoas que sabem que tem algo que não vai bem em sua saúde como colesterol, diabetes, dores, pintas estranhas, entre outros sintomas simples e comuns que aparentemente não é nada grave ou  está no começo não deve ser nada demais...
É comum ouvirmos que os homens tem mais resistência em procurar o médico e seguir as orientações, neste caso acrescento o fato deles apresentarem maior dificuldade em aceitar que algo não vai bem, ouço frequentemente coisas como: “isso não é nada demais” e a pessoa tem diabetes, “remédios fazem mais mal que a doença” e a pessoa vai para o P.S. todo fim de semana , “eu não tive nada o médico é que acha isso” e a pessoa foi operada e precisou de três pontes de safena, “os médicos exageram” e a pessoa está em tratamento de quimioterapia.
Pode ser que eu conviva com pessoas que tem menos consciência do que a maioria sobre cuidar da doença, já que não houve prevenção, mas de um modo geral eu acredito que a maioria das pessoas tem resistência em procurar o médico somente para check up e se os exames acusam algo resistem em aceitar e tomar a medicação corretamente, você já ouviu alguém dizer: ‘eu tomo o remédio quando não me sinto muito bem’, porém a indicação é para tomar todos os dias...    
Sei que não é fácil ser privado de comer o que gostamos e que gastar dinheiro com remédio não é o melhor investimento, mas é aquela história de que nada dura para sempre e que comemos tanto que sobrecarregou e agora o melhor investimento para manter a vida é o remédio. Sabemos também que mesmo quem tem convênio perde muito tempo para marcar consultas, mesmo com hora marcada tem atraso, fazer exames é chato e ainda tem aqueles que são desagradáveis, entendo tudo isso, mas não entendo como isso tudo pode parecer pior do que perder a saúde ou a vida, alguém pode me responder?
Espero que você não faça parte dos que resistem e desejo que tenha familiares que se cuidem, pois não é nada fácil sofrer pela negligência dos outros com si mesmo, é difícil ver os que amamos em situação complicada porque não se cuidou e não se preveniu achando que ia ‘morrer rápido’ e ‘nem ia sofrer’. Toda pessoa tem o direito de fazer o que quiser, ou não fazer o que quiser, porém quando a escolha esbarra no outro precisamos pensar melhor, não acredito ser bom escolher não se cuidar quando isso pode implica ficar numa cama para alguém cuidar ou morrer aos poucos e ninguém poder fazer mais nada. É claro que ninguém quer que isso aconteça, mas infelizmente, em alguns casos é uma possibilidade, que pode ser evitada.
Disse tudo isso para você observar se está acordado para a vida, que só existe se você tiver saúde.
Boa semana. Adriana.

    

quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Sociedade e emoções

Ultimamente tem sido comum a procura da psicoterapia para tratar de dificuldades sociais, de relacionamento inter pessoal, estas tem sido considerada pelos clientes mais importantes de tratamento do que as dificuldades subjetivas do sujeito, ou seja, somente quando a pessoa sente seu vínculo com os outros ameaçado é que ela entende que precisa de ajuda.


O que muitas vezes a pessoa não percebe é que justamente a falta de autoconhecimento assim como a não utilização de seus recursos internos, subjetivos, é o que gera, na verdade, algum tipo de dificuldade social.

Seja por qual motivo for a psicoterapia tem por função auxiliar o sujeito a identificar em quais situações específicas encontra problemas, auxilia na reflexão de respeito mútuo levando o sujeito a ter a clara noção da questão do respeito do eu (si próprio) e do outro, aborda as crenças do sujeito para que sejam ajustadas de acordo com a convivência e assim fica cada vez mais claro a autoconsciência e autopercepção do cliente diante dos seus sentimentos e pensamentos, ou seja, o sujeito identifica o que gera os comportamentos que lhe causam incômodo diante dos outros e finalmente após toda essa elaboração o sujeito pode aplicar sua nova forma de agir nas situações que tem dificuldade.

Não podemos nos esquecer que o bem estar íntimo é necessário para a boa convivência social e que o social interfere diretamente na construção do sujeito. Como conseqüência da psicoterapia o sujeito apresenta resistência aos conflitos, autocontrole, capacidade de tolerar frustrações, se torna mais objetivo e assertivo em suas colocações além de outros benefícios.

Para saber quando é necessário procurar ajuda basta observar como anda sua ansiedade perante situações e pessoas, como anda sua satisfação no emprego e nos relacionamentos de modo geral, se apresenta sintomas diversos quando vai trabalhar ou se encontrar com determinadas pessoas entre outras situações onde você nota que seu desempenho o prejudica de alguma maneira.

Algumas vezes o sujeito não apresenta dificuldades de relacionamento, mas sente que falta algo, nestes casos leia a postagem: Desconectado de si mesmo.

Boa semana. Adriana

quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Informação: Tabagismo

Uma nota publicada na Revista Psique Ciência e Vida ( nº42), relata um estudo realizado pelo Grupo de Apoio ao Tabagista (GAT) do Hospital doCâncer A.C.Camargo, em São Paulo, destaca que, psicologicamente, o tabaco gera nas mulheres efeitos mais intensos quando comparados aos homens, causando dificuldades adicionais para o abandono ao vício. Um adas hipóteses é que isso ocorra porque as mulheres são mais sujeitas aso sintomas de depressão e ansiedade. Segundo os pesquisadores, cerca de 90% dos fumantes iniciam seu hábito na adolescência, a partir dos 13 anos de idade, devido a fatores como pressão social e imitação do grupo. O levantamento feito com 6 mil pacienes em tratamento concluiu que, em cerca de 50% dos casos, entre homens e mulheres, a dependência do cigarro é exclusivamente psicológica.    
(Fonte: Agência Fapesp)

Sempre atuante

Ultimamente venho observando o quanto é comum as pessoas acreditarem que suas atitudes serão lembradas, reconhecidas, valorizadas e jamais esquecidas por pessoas ou pela vida pra sempre, ou seja, falo daquelas pessoas que acham que se fizeram algo tem crédito eterno como se uma única atitude garantisse tranquilidade e estabilidade na vida.


Falo especificamente de situações onde a pessoa se coloca fora de ‘perigo’ já que acredita ter feito sua parte, infelizmente a vida não funciona assim, isto quer dizer que se você trabalhou muitos anos em uma empresa e deu o seu melhor isto não garante estabilidade de emprego, mesmo tendo sido um excelente funcionário. As coisas mudam, o tempo passa e nada fica pra sempre igual e isto não tem nada a ver com a sua competência, simplesmente acontece assim.

Tem também alguns pais sofrendo com a ingratidão dos filhos, dizem: “dei a minha vida por ele e agora é isso que recebo” , veja não receber o que esperava não significa não receber nada, muito menos não ser reconhecido e nem valorizado.

Estou falando isso porque noto que existe sofrimento pelo fato de sentir-se injustiçado, desvalorizado ou pouco reconhecido por suas boas atitudes, na verdade, é necessário observar se não há justiça, valor e reconhecimento ou se estes não vem da forma que esperava. Veja no caso do trabalhador, seu esforço e empenho é valorizado a cada salário que recebeu, o fato de um dia a empresa não precisar mais de seus serviços não significa que seu valor diminuiu, apenas não se encaixa na situação atual. No caso dos pais com seus filhos, além de serem de outra geração e perceber as situações por valores diferentes temos ainda a questão dos pais terem dificuldade em aceitar a forma dos filhos reconhecerem suas atitudes.

Tudo isso para deixar claro que o que você faz hoje serve para hoje, para amanhã terá de ter mais atitudes, ou seja, nada garante menos esforço ou tranquilidade, atualmente tudo tem prazo de validade, principalmente nas organizações. No contato com outras pessoas felizmente nem sempre é assim, nossas atitudes tendem a ser mais bem entendidas e são mais duradouras. Porém nunca é demais prestar atenção quando somos nós que queremos benefícios, reconhecimento ou seja lá o que for de pessoas ou situações que tiveram o prazo de validade ‘vencido’...

Veja mais alguns exemplos comuns de situações onde tendemos a achar que já fizemos o suficiente: atendi bem um cliente na primeira vez e não preciso mais me preocupar se ele continua sendo bem atendido; sempre dei carona para fulano então é lógico que ele não vai recusar se eu pedir; fulano me emprestou dinheiro em tal situação, sei que sempre que precisar posso contar com ele; chego todos os dias na hora certa, minha chefe deixará eu sair 15 minutos antes, entre outras situações.

Observe que o fato de fazermos nossa obrigação garante somente o combinado, chegar na hora, por exemplo, nada mais é do que obrigação, não tem nenhum benefício embutido. Assim como ter feito favores garante o favor em troca, por educação acreditamos que a recíproca é certa, porém não sabemos das condições e compromissos das pessoas, ou seja, posso não ter carona simplesmente porque a pessoa está fazendo um curso e vai para outro lugar. Emprestar ou pedir dinheiro emprestado é outra situação comum, podemos emprestar em determinado momento porque temos e em outro não termos e vice versa, às vezes a pessoa pode emprestar e às vezes não.

O problema vem quando não esperamos a resposta que ouvimos, ou seja, quando temos certeza do incerto. É nisso que podemos refletir para não criar aborrecimentos sem motivo. Reflita sobre o que é garantido pelas suas atitudes, você verá que poucas coisas são garantidas e que temos que fazer muito para ter muito.

Boa semana. Adriana

quinta-feira, 16 de setembro de 2010

A diferença está em como percebemos os fatos

Hoje indico um livro muito interessante, útil e rápido de ler, trata-se de: “A sombra não assombra” de Miriam Salete, editora Espaço Editorial. O livro trata daquelas partes escuras do nosso ser que não queremos olhar, porém depois de olhar frente à frente percebemos que não é tão ruim assim e conseguimos aceitar como parte daquilo que podemos melhorar. Abaixo segue um trecho do livro que considero uma pequena luz em nosso dia a dia.


“...É quando resgatamos o poder que vem de dentro que entendemos que a maneira de perceber os fatos é o que realmente importa, pois reagimos e criamos de acordo com tal perspectiva.

Vários foram os filósofos que fizeram tal afirmação: deixemos que Sartre os represente quando diz: “Não é que a vida fez com você, é o que você fez, com o que a vida fez com você”, ou seja, não existem os fatos, apenas a interpretação deles. Mas é muito mais cômodo atribuir ao outro a responsabilidade pela minha dor porque perceber a minha responsabilidade é mexer em um vespeiro. Qualquer um de nós prefere atribuir aos outros, às causas externas, os motivos de quaisquer situações penosas, pois, dessa maneira, afastando de si a responsabilidade, não terá que fazer nada ou diante da constatação dos fatos e de alguma responsabilidade por si mesmo, atribuir ao seu passado tais causas. Jung pergunta sobre isso: “Por que um mesmo acontecimento traumatiza uma criança e não atua sobre outra?”

Mas perceber que eu tenho responsabilidade, que estou em falta comigo mesmo e não estou fazendo nada pra mudar o que me machuca é coisa pra gente grande. É difícil crescer quando toda a educação é voltada para fora. E o que eu quero? Melhor nem saber; e se for incongruente como que querem que eu queira? O que eu quero está sob o domínio do outro, e interiorizar valores do mundo, neutraliza o nosso verdadeiro valor. (...)”

Para encerrar deixo uma frase de Rubem Alves, caso você ache que não precisa pensar sobre o texto acima: “O homem que nunca altera suas opiniões é como água parada; gera répteis em sua mente”.

Boa semana. Adriana

quinta-feira, 9 de setembro de 2010

DESCONECTADO DE SI MESMO


HOJE FALO DA DESCONEXÃO COM O NOSSO EU INTERIOR QUE HABITA NO NOSSO ESPÍIRITO, TEM GENTE QUE NEM IMAGINA QUE ISSO EXISTE MUITO MENOS DENTRO DE SI MESMO, MAS BASTA OLHAR EM VOLTA E VER QUANTA GENTE ESTÁ ESTRESSADO, EM PÂNICO, IRRITADO, DOENTE DO CORPO E DA MENTE E TUDO PORQUE ESTÁ DISTANTE DO SEU EU INTERIOR.

NOSSA CULTURA E EDUCAÇÃO VÃO DE ENCONTRO À NOSSA ESSÊNCIA, QUE É CALMA, PONDERADA, HUMANA, SOLIDÁRIA E TANTOS OUTROS BONS ADJETIVOS, nossa essência é boa, pois é criação divina, MAS SOMOS CRIADOS, EDUCADOS E COBRADOS A TER ATITUDES QUE NOS AFASTAM DE NÓS MESMOS, APRENDEMOS A SER EDUCADOS E FALAR SIM QUANDO QUEREMOS DIZER NÃO, A SORRIR QUANDO NÃO TEMOS VONTADE E A TANTAS OUTRAS COISAS QUE NOS AFASTAM DO QUE SOMOS.

EVIDENTEMENTE PRECIAMOS NOS ADAPTAR A VIDA EM SOCIEDADE, MAS EXISTE UM LIMITE QUE DESCONHECEMOS POR NÃO TERMOS O HÁBITO DE OLHAR DENTRO DE NÓS, NÃO SOMOS ENSINADOS A ISSO, QUANDO ESTAMOS SOZINHOS LOGO VEM ALGÉM INCONFORMADO: 'COMO PODE FICAR AÍ SOZINHO', E COM ISSO NÃO APRENDEMOS A NOS ESCUTAR, NÃO SABEMOS ONDE SOMOS NÓS E ONDE EDUCAMOS NOSSO EU.

ISSO É O QUE NOS DISTANCIA DE NÓS, A VIDA EXCESSIVA EM SOCIEDADE, O OLHAR SÓ PRA FORA, O NÃO ESCUTAR DENTRO, A NEGLIGÊNCIA DO NOSSO EU. E COMO CONSEQUÊNCIA TEMOS PESSOAS ADOENTADAS, DESCOMPENSADAS OU SIMPLESMENTE INSATISFEITAS, COM A SENSAÇÃO DE VAZIO OU DE QUE FALTA ALGO. HOJE COM O CONSUMISMO É FÁCIL ACHARMOS QUE O QUE FALTA É ALGO MATERIAL, MAS MUITAS VEZES, NA VERDADE, O QUE FALTA É A PARTE DE SI MESMO DEIXADA EM ALGUM LUGAR.

ENTÃO O QUE FAZER?

TENHA MENOS PRESSA, A ANSIEDADE DIMINUI, ENTÃO É POSSÍVEL RELAXAR, FICAR UM POUCO SÓ E NO SILÊNCIO, SEM TV, MÚSICA OU CONVERSA AÍ A RESPOSTA VEM NA SUA MENTE DE FORMA CLARA, SIMPLES E CERTA, OU SEJA, VOCÊ SENTE UMA CERTEZA E PAZ QUE TE DÁ SEGURANÇA DO  QUE FAZER. LEMBRE-SE DE QUE NEM SEMPRE A SOLUÇÃO É EXATAMENTE COMO QUEREMOS, AFINAL A VIDA NÃO É PERFEITA.

CUIDE MAIS DAS SUAS VONTADES, DÊ CHANCE AOS SEUS DESEJOS, NO SENTIDO DA SUA ESSÊNCIA, AS VONTADES DO EU NÃO PREJUDICAM ,NÃO NEGLIGENCIAM, NÃO CHATEIAM AS PESSOAS QUE CONVIVEM CONOSCO. OBSERVE QUE AS PESSOAS QUE SENTEM-SE PREJUDICADAS, NEGLIGENCIADAS OU CHATEADAS PELAS ATITUDES DOS OUTROS, GERALMENTE VIVEM EM FUNÇÃO DESSES OUTROS, POR ISSO ESTÃO DISTANTE DE SI MESMO E QUANDO ALGUÉM SE APROXIMA DE SI MESMO DEIXA O OUTRO LIVRE E NA NOSSA SOCIEDADE, MUITAS VEZES, LIBERDADE É SINÔNIMO DE ABANDONO, NEGLIGÊNCIA E OUTRAS COISAS QUE NÃO SÃO POSITIVAS, MAS QUE FAZEM DE NÓS PESSOAS SEM ORIGINALIDADE, SEM O EU ESSENCIAL, LONGE DE SI MESMO.

PENSE O QUANTO VOCÊ ESTÁ LONGE DE SI, É FÁCIL IDENTIFICAR, DIFÍCL É ACHAR O MEIO TERMO ENTRE SER VOCÊ MESMO E VIVER EM SOCIEDADE. OLHE COM ATENÇÃO A CRENÇA QUE VOCÊ TEM NA VIDA E NA CRIAÇÃO DELA, OBSERVE COMO AGEM AS PESSOA DO SEU CONVIVIO E FAÇA UMA ANÁLISE DO QUE REALMENTE QUER NA VIDA, NÃO DO QUE TODOS QUEREM...

TENHA A CERTEZA DE QUE VOCÊ TEM EM SUA ESSÊNCIA TODAS AS RESPOSTAS E O MELHOR CAMINHO PARA A SUA VIDA GRAVADOS NELA (SUA ESSÊNCIA), POR ISSO TUDO FICA MAIS LEVE QUANDO VOCÊ SE ENCONTRA COM O SEU EU.

BOA SEMANA. ADRIANA

quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Sobre o Amor - Terceira Parte

CAMPANHA VOCÊ FAZ A DIFERENÇA


NÃO SEI SE VOCÊS SE LEMBRAM, MAS HOJE COMPLETA 1 ANO QUE U INICIEI A CAMPANHA VOCÊ FAZ A DIFERENÇA. PRA QUEM NÃO CONHECE OU NÃO SE LEMBRA TRATA-SE DO SIMPLES ATO DE ESCOLHER PELO MENOS DUAS PESSOAS E DIZER A ELAS PORQUE ELAS FAZEM A DIFERENÇA, EU SUGIRO QUE ESCREVAM NUMPAPEL A FRASE: VOCÊ FAZ A DIFRENÇA, PARA QUE A PESSOA SE LEMBRE DE FAZER O MESMO COM OUTRAS PESSOAS.

A INTENÇÃO DA CAMPANHA É OLHAR AS PESSOAS PELO LADO POSITIVO, SEM TANTAS CRÍTICAS, INCENTIVANDO NOSSA CAPACIDADE DE ELOGIAR E AJUDANDO NA AUTO ESTIMA DA PESSOA. É TÃO SIMPLES E MUITO BOM VER A REAÇÃO DA PESSOA QUE RECEBE.

A IDEIA NÃO PARTIU DE MIM, RECEBI UM E-MAIL (ESCRITO AUTOR DESCONHECIDO) ONDE CONTAVA A HISTÓRIA DE UM EMPRESÁRIO MUITO OCUPADO QUE NÃO DAVA MUITA ATENÇÃO À FAMÍLIA, UM DIA ENTRA EM SEU ESCRITÓRIO UM FUINCIONÁRIO QUE ESTAVA SE APOSENTANDO E VEIO AGRADECER TODOSOS ANOS E BENEFÍCIOS QUE RECEBEU NAQUELA EMPERSA, ERA UM FUINCIONÁRIO SIMPLES, SEM CARGO EXECUTIVO E ISSO SENSIBILIZOU O EMPRESÁRIO E O PEDIDO DO FUINCIONÁRIO FOI: DIGA AS PESSOAS O QUANTO ELAS SÃO IMPORTANTES POR ALGUMAS ATITUDES QUE ELAS TEM NA VIDA, MOSTRE QUE VOCÊ RECONHECE O QUE ELA FAZ. O EMPRESÁRIO CHEGOU EM CASA E ENCONTROU SEU FILHO NA SALA, DECIDIU DIZER A ELE O QUANTO ELE ERA ESPECIAL, MOSTROU QUE SABIA DAS ATITUDES DO FILHO E ESTE FICOU MUITO FELIZ, AO PASSO DE NO DIA SEGUINTE DIZER AO PAI QUE ESTAVA PENSANDO EM SUICÍDIO PORQUE ACREIDTAVA QUE NÃO SERVIA PARA NADA E POR ISSO O PAI SE OCUPAVA SOMENTE DA EMPRESA, MAS QUANDO OUVIU QUE TINHA BOAS CARACTERÍSTICAS, MUDOU DE IDEIA E QUERIA INICIAR UMA VIDA DIFERENTE.

NO E-MAIL NÃO SE TRATAVA DE UMA CAMPANHA, MAS DA ATITUDE QUE SEGUNDO O AUTOR PASSOUA FAZER PARTE DA SUA VIDA, OU SEJA, ELE PASSOUO A OBSERVAR OS PONTOS POSITIVOS DAS PESSOAS E DIZER ISSO A ELAS.

PENSEI EM FAZER DISSO UMA CAMPANHA PORQUE A INTENÇÃO DAS CAMPANHAS É FAZER COM QUE TODOS SEJAM ALCANÇADOS. COMO ACREDITO QUE MUDAR O FOCO DAS COISAS RUINS, DEIXAR DE VER O QUE FALTA PARA VER TAMBÉM O BOM E O QUE JÁ FOI FEITO, DÁ RESULTADO E MOTIVA E INCENTIVA AS PESSOAS E COMO NÃO CONSIGO FAZER ISSO SOZINHA, A CAMPANHA FOI A IDEIA MAIS ADAPTADA.

ESPERO QUE VOCÊS GOSTEM DA IDEIA E PASSEM PARA FRENTE E SAIBAM QUE FAZENDO ISSO SÃO PESSOAS QUE FAZEM A DIFERENÇA.

OBRIGADA. ADRIANA



SOBRE O AMOR, TERCEIRA PARTE

ENCERRANDO AS OBSERVAÇÕES SOBRE O AMOR, TRAGO HOJE AS CONSIDERAÇÕES DE GARY CHAPMAN EM SEU LIVRO”AS CINCO LINGUAGENS DO AMOR” , SEGUNDO ELE, EXISTEM CINCO FORMAS DE PERCEBER E DESMONSTRAR AMOR, SÃO ELAS:

ATRAVÉS DE ELOGIOS, OU SEJA, EXISTEM PESSOAS QUE DEMONSTRAM SEU AMOR ELOGIANDO A QUEM AMA E SÓ RECONHECE QUE É AMADA SE RECEBER ELOGIOS.

PRESENÇA, RECEBER ATENÇÃO, ESTA É OUTRA FORMA QUE ALGUMAS PESSOAS ENCONTRAM PARA MOSTRAR QUE AMAM E ACREDITAM QUE ESTÃO DEMOSNTRANDO AMOR QUANDO ESTÃO PRESENTES E DÃO ATENÇÃO.

JÁ OUTRAS PESSOAS ACREDITAM QUE DAR PRESENTES É A FORMA MAIS ADEQUADA DE MOSTRAREM QUE AMAM E LOGICAMENTE ESPERAM GANHAR PRESENTES DE QUEM AMAM.

TEM GENTE QUE DEMONSTRA SEU AMOR POR ATOS DE SERVIÇO, OU SEJA, FAZ MUITAS COISAS OU TUDO QUE PODE PARA DEMOSNTRAREM QUE AMAM E ESPERAM QUE AS PESSOAS DEMOSNTREM SEU AMOR POR ELA DA MESMA FORMA, QUER DIZER, FAZENDO ALGO PARA ELA.

E POR FIM, NÃO MENOS IMPORTANTE TEM AS PESSOAS QUE DEMONSTRAM SEU AMOR ATRAVÉS DO TOQUE FISICO, DO CARINHO E SÓ RECONHECEM QUE SÃO AMADAS QUANDO RECEBEM CARINHO.

PORQUE É IMPORTANTE SABERMOS QUAL A NOSSA FORMA DE DEMONSTRAR E ESPERAR AMOR? PRIMEIRO VOCÊ PRECISA SABER COMO RECONHECE O AMOR PARA PODER DIZER A QUEM CONVIVE COM VOCÊ PARA QUE POSSAM DEMONSTRAR DE FORMA QUE VOCÊ IDENTIFIQUE E SEGUNDO PORQUE SE VOCÊ AMA A PESSOA É EVIDENTE QUE VAI QUERER DEMONSTRAR SEU AMOR DE FORMA QUE ELA RECONHEÇA.

INFELIZMENTE ALGUMAS PESSOAS TOMAM CONHECIMENTO DESSAS FORMAS DE AMAR MUITO TEMPO DEPOIS DAS MÁGOAS E CHATEAÇÕES, DOS DESGASTES E DISCUSSÕES GERADOS PELO DESCONTENTAMENTO DA RELAÇÃO.

SE PRESTARMOS BEM ATENÇÃO VEREMOS QUE CONHECEMOS PESSOAS QUE DEMONSTRAM SEU AMOR POR NÓS DE TODOS OS TIPOS. ENTÃO É PRECISO RECONHECER E SENTIR-SE AMADO E TENTAR RETRIBUIR DA MESMA FORMA.

DEIXE SEU COMENTÁRIO SOBRE AS CONSEQUÊNCIAS DO DESCONHECIMENTO DAS FORMAS DE AMAR.

BOA SEMANA. ADRIANA

segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Sobre o amor - Segunda Parte

SOBRE O AMOR - SEGUNDA PARTE

Segundo o filósofo André Conte-Sponville, agir de modo amável não é ser amoroso, mas é um começo, viver em estado de amor pode ser uma opção, algo que podemos desenvolver, uma atitude que começa na mente e acaba instalando no coração um novo jeito de ser.

Para entender melhor o amor vamos aos seus 'tipos'. O mais primitivo tipo de amor é o erótico, egoísta, incompleto, é uma espécie de desejo pela falta, geralmente se consuma pelo contato sexual, "necessário e próprio de nossa condição de humanos incompletos" (Eugenio Mussak).

O segundo tipo é o amor fraternal, companheiro, menos estimimulado pela posse, encontramos este tipo nas relações de amizade, onde o ato de estar junto e de compartilhar momentos, conversando, cuidando, dividindo alegria, sendo generoso. A ressalva é que sendo generoso, serve, servindo sente-se bem, portanto age para sentir-se bem, para seu bem estar, sendo assim também é egoísta.

Acima desses tipos temos o terceiro tipo, o amor divino que é universal, sem predileção ou eleição, é inteiramente desinteressado, "não é paixão, nem amizade, é divino, criador. Ele dá valor em si mesmo.Ele não especifica capacidades, concede-as. É a aceitação invariável do outro, seja ele quem for, amigo, inimigo, indiferente." (Eugenio Mussak)

Podemos encontrar esse tipo de amor em algumas relações, como entre pais e filhos, por exemplo, mas lembrando que o amor divino pressupõe a não-posse, ou seja, ninguém pertenCe a ninguém, sabe que cada pessoa tem sua vida e de acordo com suas qualidades e dificuldades vai vivê-la. O amor divino não é moeda de troca, simplesmente doa, sem esperar nada em troca, é libertário.

Dito tudo isto, entendemos que precisamos trabalhar muito no sentido de respeito e cuidado com quem amamos e olhando dentro de nós para afastar o egoísmo e a comodidade.

Não vamos nos desiludir, achando que estamos muito longe de alcançar a condição de sermos tão benevolentes a ponto de amar mais o próximo, porque precisamos amar o próximo como a nós mesmos. Isto dá outro texto, já que se concluímos que nosso conceito de amor está equivocado, se amamos pouco o próximo imagine a nós...mas, não importa por onde começamos, se pelos outros ou por nós, o que importa é amar, tentar amar cada vez mais e melhor.

Invista no amor, melhore a sua qualidade de amor, é a única garantia de felicidade e sempre dá retorno para todo mundo.

Boa semana. Adriana

quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Sobre o amor

SOBRE O AMOR – PRIMEIRA PARTE


As pessoas falam tanto em amor, em todos os sentidos, entre pais e filhos, entre casal, entre amigos verdadeiros, entre desconhecidos enfim, até aos animais , à natureza, ao trabalho, a si mesmo e por aí vai. Mas, eu notei que cada pessoa sente o amor de forma diferente , demonstra de um jeito diferente, age de forma diferente quando ama, então o que é o amor afinal...

Levando em conta que a palavra amor é um verbo, e todo verbo indica ação, podemos entender que quem ama tem ação, atitude, movimento em direção a quem ama. Mas, amor também é sentimento, sentimento é algo que surge, que vai sendo construído, diferente de emoção que vem de repente, é difícil controlar e causa certo desconforto (como raiva, irritação, paixão, etc).

Então se amor indica ação e sentimento em relação ao próximo, esta ação e sentimento precisa ter a ação e o sentimento que beneficia, agrada e satisfaz o ser amado e não o ser que ama. Portanto, amor não acomete pessoas egoístas, somente pessoas amorosas, que geralmente tem um perfil parecido, são aquelas pessoas que no seu jeito de ser são sempre agradáveis, com palavras de incentivo, mesmo que sejam duras ou exigentes, não tem medo de serem amadas, ou seja, aceitam as pessoas como elas são, por isso não temem ser decepcionadas porque sabem que todos cometem erros, sabe que vai ter de ser tolerante com isso e assim amam quem as rodeia e consequentemente é amada.

Agora pense se você ama dessa forma, é difícil porque, na verdade, estamos sempre querendo ser amados, querendo que as coisas e pessoas sejam do nosso jeito, achando que sabemos o que agrada o outro, pensando que o outro sabe das nossas intenções e para completar agimos como se tudo que fizemos fosse suficiente para manter o amor infinitamente, quando precisamos ter dedicação todos os dias com quem amamos. Como temos uma vida agitada e corrida só dá tempo para nos dedicar a nossa vida e um pouco a vida de quem amamos.

Será que pode ser diferente, será que podemos rever nossa forma de amar, sera que sabemos amar... Existem alguns 'tipos' de amor que falarei durante a semana.

Para encerrar a primeira parte deixo uma frase para reflexão: 'O amor é libertário, não retém, não controla, não exige."

Até segunda feira. Bom fim de semana. Adriana

quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Bom senso

O inverno faz as pessoas ficarem mais introspectivas, como ficam mais tempo em casa, encorujadas, pensam mais, isso seria muito bom se não pensassem tantas bobagens, desgraças e aborrecimentos.


Falo isso porque já notei que em épocas de frio as queixas de modo geral aumentam física e psiquicamente falando. As queixas físicas tem sentido claro pois sabemos que no frio ficamos encolhidos, com preguiça e contraímos os músculos e nos exercitamos menos. Já as dores psíquicas vem dos pensamentos negativos, duvidosos, rancorosos, ou seja, eles já existem, mas quando se tem um tempinho a mais para pensar eles se mostram mais fortes.

Isso significa que procrastinamos, melhor dizendo, empurramos coma barriga sentimentos que poderiam ter sido jogados fora e ainda estamos cultivando-os. Veja se quando pensamos mais identificamos melhor o que precisa ser resolvido então pensando mais um pouquinho podemos resolver de vez.

Você ja pensou nisso?

Hoje sabemos que a mente comanda todo o nosso ser sendo assim, você que tem um cérebro pode se livrar das questões que tem incomodam, e você deve ter se perguntado, mas como?

Primeiro identifique o que te incomoda. Segundo não coloque a responsabilidade, culpa ou qualquer coisa em outra pessoa, concentre-se em você, nas suas atitudes e sentimentos, tudo se complica muito quando colocamos uma segunda pessoa na situação. Aí você pensa que geralmente as coisas que os outros fazem os incomodam, sim incomodam porque queremos do nosso jeito, acreditamos que temos razão, conhecimento, experiência e queremos o bem estar do outro e esquecemos de uma coisinha, o outro também acha que tem razão, conhecimento, experiência, mas quer respeito de quem se preocupa com ele.

Pense se os sentimentos negativos, as mágoas, rancores, irritações e tudo mais te incomodam acontecem porque, na verdade, você tentou impor suas idéias e seu jeito ao outro, que assim como você tem o direito e a liberdade de fazer escolhas.

Lembre-se que ser, pensar, agir, querer coisas diferentes é bom, agrega dinâmica, conhecimento, interação e isso não é ruim, ruim é querer do jeito da gente quando isso implica não ser do jeito do outro.

Boa semana. Adriana

quarta-feira, 11 de agosto de 2010

A espiritualidade no trabalho

Hoje vou transcrever trechos do primeiro tópico da primeira parte do livro de Mario Sergio Cortella, intitulado: ”Qual é a tua obra? Inquietações propositivas sobre gestão, liderança e ética”. Editora Vozes.


Escolhi a passagem porque vai de encontro ao momento de muitas pessoas e considera a espiritualidade na vida cotidiana, o que, evidentemente, do meu ponto de vista pode amenizar bastante as situações que afligem o ser humano. Então pense a respeito sobre:

“ Em busca de sentido

Enxergar um significado maior na vida aproxima o tema da espiritualidade do mundo do trabalho

Ultimamente tem-se falado em empresa espiritualizada, líder espiritualizado. A crescente freqüência com que esses termos têm adentrado no universo corporativo pode ser interpretada como um indício de que uma busca por um novo modo de vida e convivência está em curso?

É um sinal, que às vezes é positivo, outras vezes não, porque se pode cair numa dimensão esotérica, que é perigosa. Mas a espiritualidade no mundo do trabalho é necessária. O que é a espiritualidade? É a sua capacidade de olhar que as coisas não são um fim em si mesmas, que existem razões mais importantes que o imediato. Que aquilo que você faz, por exemplo, tem um sentido, um significado. Que a noção de humanidade é uma coisa mais coletiva, na qual se tem a ideia de pertencimento e que, portanto, o líder espiritualizado – mais do que aquele que fica fazendo meditações e orações – é aquele capaz de olhar o outro como o outro, de inspirar, de elevar a obra, em vez de simplesmente rebaixar as pessoas. (...)

O desejo por espiritualidade é um sinal de descontentamento muito grande com o rumo que muitas situações estão tomando e, por isso, é uma grande queixa. E a espiritualidade vem à tona quando você precisa refletir sobre si mesmo; aliás, a espiritualidade é precedida pela angústia. (...)

Martin Heidegger, grande filósofo alemão do século XX, dizia que a angústia é a sensação do nada. (...) a espiritualidade é a resposta a um desejo forte de a vida ter sentido, de ela não se esgotar nem naquele momento, nem naquele trabalho. (...)

Em relação (...). Acredito que nós estamos hoje com uma crise no conjunto da vida social, do qual o trabalho é apenas um pedaço. Mas não é só o trabalho; a família também, o modo como se lida com os meios de comunicação, a relação entre as gerações, a própria escola. Então, nós estamos em um momento de transição, de turbulência muito forte em relação aos valores. (...)

Temos carência profunda e necessidade urgente de a vida ser muito mais a realização de uma obra do que de um fardo que se carrega no dia a dia.”

Deixe seu comentário sobre o texto.

Boa semana. Adriana

sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Bienal Internacional do Livro

Deixo uma sugestão de passeio cultural que acredito ser do interesse de muitos.

21ª Bienal Internacional do Livro

Acontece de 12 a 22 de agosto no Anhembi, das 10 às 22 horas.
Entrada R$10,00 e R$5,00 meia entrada.
Acessem o site que tem muito mais informação e tem também a relação completa dos eventos que acontecem dentro da Bienal.
http://www.bienaldolivrosp.com.br/

Bom passeio. Adriana

quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Terapias Alternativas

Hoje comentarei sobre as terapias alternativas; na enquete (ao lado)percebi que poucas pessoas responderam, concluí que seria pelo fato de não saberem exatamente o que são e para que servem as terapias alternativas.


Terapia alternativa é todo método utilizado há algum tempo que mostra resultados positivos em relação a um tratamento, por exemplo, para equilibrar a energia da casa recorre-se ao Feng Shui; para energizar o ambiente usa-se a Radiestesia; para fortalecer o corpo faz sessões de Cromoterapia (terapia das cores); e assim cada pessoa busca a terapia que mais a agrada como Florais de Bach, Biodança, TVP (terapia de vidas passadas), Musicoterapia, Yoga, Do-in, Cura Prânica, Bioenergética, Cristalogia, além de muitas outras.

O que denota a terapia ser alternativa é o fato de ainda não ser cientificamente provada, ou seja, por mais que pessoas sejam curadas com essas técnicas, a ciência não encontrou base científica para o fato.

Com o tempo as terapias alternativas vão deixando de ser alternativas e passam a ser terapia de fato, conforme ganham status cientifico como aconteceu com a Acupuntura e PNL (Programação Neuro Linguística), que hoje tem base científica e são consideradas terapias de ótimo resultado.

O mais importante é procurar profissionais indicados por quem já se tratou, pois isso demonstra que o profissional teve bom êxito no tratamento. Imprescindível lembrar que nenhuma terapia tem efeito sem o empenho e credibilidade do paciente, seja ela alternativa ou científica.

Vamos considerar também que cada pessoa tem um modo de vida e funcionamento mental, portanto o que funciona para uma pessoa pode não funcionar para outra, daí a necessidade de conhecer um profissional que auxilie na identificação de cada caso.

Acredito que o mais importante de tudo é a pessoa ter consciência de que milagres não acontecem tão facilmente e que é necessário ter envolvimento, disciplina e responsabilidade quanto ao tratamento que escolher.

Para encerrar comento a minha experiência, vejo as pessoas buscando melhora para a vida prática, quando se sentem cansadas, esgotadas ou tristes percebem que passaram do limite, nestes momentos é preciso ter paciência, porque quando estamos nos sentindo assim é porque estamos num ritmo diferente do nosso natural há algum tempo e as coisas não voltam ao normal do dia para a noite. Percebo, a princípio, negligência com a questão da fé e da espiritualidade, conforme a pessoa vai voltando ao estado natural percebe a necessidade de cuidar do espírito também além do corpo e da mente, aliás as buscas mais freqüentes são por incômodo físico ou mental, só depois há a percepção de que temos corpo, mente e espírito e precisamos cuidar do todo.

E você cuida do todo ou das partes do seu ser?

Boa semana. Adriana

quinta-feira, 29 de julho de 2010

Inteligência Espiritual

Uma reportagem de Suzana Naiditch para a Revista Exame em 25/07/2001 intitulada Deus e negócios fala sobre misturar espiritualidade e riqueza, que segundo a consultora americana Dana Zohar, é possível, é bom e ajuda a melhorar a motivação e a produtividade nas empresas.


Achei a reportagem muito interessante porque vai de encontro ao intuito do blog, ou seja, unir mente, corpo e espírito. Me chamou a atenção o fato da matéria ser do ano de 2001 e pouco comentada desde então, principalmente pelo número crescente de pessoas que vem buscando melhorar holisticamente.

O início do texto abaixo foi adaptado por mim em seguida contém trechos da matéria de Suzana Naiditch, para ver a matéria completa, acesse www.portalexame.abril.com.br

Depois do Q.I., ou seja, quociente intelectual, veio Daniel Goleman com o Q.E, inteligência emocional onde não basta ser inteligente é necessário saber lidar com as emoções, agora Dana Zohar, física e filósofa americana (Oxford) aborda um tema novo e para alguns polêmico, onde cita a existência de um terceiro tipo de inteligência que aumenta os horizontes das pessoas, torna-a s mais criativas e se manifesta em sua necessidade de encontrar um significado para a sua vida.

" “O assunto é tão atual que foi abordado em recentes reportagens de capa pelas revistas americanas Neewsweek e Fortune. Afirma Dana: "A inteligência espiritual coletiva é baixa na sociedade moderna. Vivemos numa cultura espiritualmente estúpida, mas podemos agir para elevar nosso quociente espiritual".

Ela falou à Revista EXAME em Porto Alegre durante o 300º Congresso Mundial de Treinamento e Desenvolvimento da International Federation of Training and Development Organization (IFTDO), organização fundada na Suécia, em 1971, que representa 1 milhão de especialistas em treinamento em todo o mundo.

Eis os principais trechos da entrevista:

O que é inteligência espiritual?

É uma terceira inteligência, que coloca nossos atos e experiências num contexto mais amplo de sentido e valor, tornando-os mais efetivos. Ter alto quociente espiritual (QS) implica ser capaz de usar o espiritual para ter uma vida mais rica e mais cheia de sentido, adequado senso de finalidade e direção pessoal. O QS aumenta nossos horizontes e nos torna mais criativos.
É uma inteligência que nos impulsiona.
É com ela que abordamos e solucionamos problemas de sentido e valor.
O QS está ligado à necessidade humana de ter propósito na vida.
É ele que usamos para desenvolver valores éticos e crenças que vão nortear nossas ações.

De que modo essas pesquisas confirmam suas ideias sobre a terceira inteligência?

Os cientistas descobriram que temos um "Ponto de Deus" no cérebro, uma área
nos lobos temporais que nos faz buscar um significado e valores para nossas vidas. É uma área ligada à experiência espiritual. Tudo que influencia a inteligência passa pelo cérebro e seus prolongamentos neurais. Um tipo de organização neural permite ao homem realizar um pensamento racional, lógico. Dá a ele seu QI, ou inteligência intelectual. Outro tipo permite realizar o pensamento associativo, afetado por hábitos, reconhecedor de padrões, emotivo. É o responsável pelo QE, ou inteligência emocional.
Um terceiro tipo permite o pensamento criativo, capaz de insights, formulador e revogador de regras. É o pensamento com que se formulam e se transformam os tipos anteriores de pensamento. Esse tipo lhe dá o QS, ou inteligência espiritual.

Qual a diferença entre QE e QS?

É o poder transformador. A inteligência emocional me permite julgar em que situação eu me encontro e me comportar apropriadamente dentro dos limites da situação. A inteligência espiritual me permite perguntar se quero estar nessa situação particular. Implica trabalhar com os limites da situação.
Daniel Goleman, o teórico do Quociente Emocional, fala das emoções. Inteligência espiritual fala da alma. O quociente espiritual tem a ver com o que algo significa para mim, e não apenas como as coisas afetam minha emoção e como eu reajo a isso. A espiritualidade sempre esteve presente na história da humanidade.

Dana Zohar identificou dez qualidades comuns às pessoas espiritualmente inteligentes. Segundo ela, essas pessoas:

1. Praticam e estimulam o autoconhecimento profundo
2. São levadas por valores. São idealistas
3. Têm capacidade de encarar e utilizar a adversidade
4. São holísticas
5. Celebram a diversidade
6. Têm independência
7. Perguntam sempre "por quê?"
8. Têm capacidade de colocar as coisas num contexto mais amplo
9. Têm espontaneidade
10.Têm compaixão "

Boa semana. Adriana

quinta-feira, 22 de julho de 2010

Aprendendo durante a vida

Hoje escolhi um assunto que acredito servir para a maioria das pessoas. Vou falar sobre aprender durante toda a vida.


Vejo muitas pessoas sofrendo por causa de certas coisas que fizeram e não duraram o tempo que gostariam, então acreditam que se não durou para sempre é porque fizeram errado. Não querem aprender o novo ou de novo a fazer algo. Não entendem que deu certo enquanto durou.

Ás vezes as coisas terminam porque precisam ser renovadas, porque a vida é aprendizado e se algo não te ensina mais precisa acabar.

Como por exemplo, um emprego de 10 anos, um casamento de 15 anos, uma dieta que funcionou três vezes e agora não tem o mesmo efeito, tem tantas coisas que a gente repete sem perceber o que há de bom e quando perde ou acaba aí ficamos lembrando de quando era bom, se era tão bom porque não continuamos cultivando ao invés de se acomodar ou continuar investindo ou reclamamos no lugar de observar o que a situação nos ensina? O que eu preciso aprender nesse emprego de tanto tempo? O que essa pessoa que estou cansada de aturar ainda pode me mostrar?

Nós não temos atitudes de aprendizado diante de situações que acreditamos ter conquistado, quando conseguimos um emprego temos a idéia de que já sabemos tudo. Se casamos é como se já soubesse como conquistar a pessoa, esquecemos que a conquista é diária, temos que aprender como continuar conquistando a mesma pessoa.

Enfim, esses são poucos exemplos de situações conquistadas, mas que a simples conquista não garante sucesso eterno como esperamos que seja, porque deixamos de aprender o que precisa ser feito depois da conquista.

Você se dispõe a continuar aprendendo depois que conquistou algo?

Boa semana. Adriana

domingo, 18 de julho de 2010

Continuação da matéria: Feng Shui Interior - Segunda Parte

FENG SHUI INTERIOR

Segunda Parte

Veja uma lista de atitudes pessoais capazes de esgotar as nossas energias. Conheça cada uma dessas ações para evitar a crise energética pessoal e saiba como reequilibrar sua energia.

1. Maus hábitos, falta de cuidado com o corpo:

Descanso, boa alimentação, hábitos saudáveis, exercícios físicos e o lazer são sempre colocados em segundo plano. A rotina corrida e a competitividade fazem com que haja negligência em relação a aspectos básicos para a manutenção da saúde energética.

Pensar gasta energia, e todos nós sabemos disso. Ficar remoendo um problema cansa mais do que um dia inteiro de trabalho físico. Quem não tem domínio sobre seus pensamentos - mal comum ao homem ocidental - torna-se escravo da mente e acaba gastando a energia que poderia ser convertida em atitudes concretas, além de alimentar ainda mais os conflitos. Não basta estar atento ao volume de pensamentos, é preciso prestar atenção à qualidade deles. Pensamentos positivos, éticos e elevados podem recarregar as energias, enquanto o pessimismo consome energia e atrai mais negatividade para nossas vidas.

2.Pensamentos obsessivos:

Choques emocionais e raiva intensa também esgotam as energias, assim como ressentimentos e mágoas nutridos durante anos seguidos. Não é à toa que muitas pessoas ficam estagnadas e não são prósperas. Isso acontece quando a energia que alimenta o prazer, o sucesso e a felicidade são gastos na manutenção de sentimentos negativos. Medo e culpa também gastam energia e a ansiedade descompassa a vida. Por outro lado, os sentimentos positivos como a amizade, o amor, a confiança, o desprendimento, a solidariedade, a auto-estima, a alegria e o bom-humor recarregam as energias e dão força para empreender nossos projetos e superar os obstáculos.

3. Sentimentos tóxicos:

As energias são colocadas onde a atenção é focada. O homem tem a tendência de achar que no passado as coisas eram mais fáceis: 'bons tempos aqueles!', costumam dizer. Tanto os saudosistas, que se apegam às lembranças do passado, quanto aqueles que não conseguem esquecer os traumas, colocam suas energias no passado.

4. Fugir do presente:

Por outro lado, os sonhadores ou as pessoas que vivem esperando pelo futuro, depositando nele sua felicidade e realização, deixam pouca ou nenhuma energia no presente. E é apenas no presente que podemos construir nossas vidas.

5. Falta de perdão:

Perdoar significa soltar ressentimentos, mágoas e culpas. Libertar o que aconteceu e olhar para frente. Quanto mais perdoamos, menos bagagem interior carregamos, gastando menos energia ao alimentar as feridas do passado. Mais do que uma regra religiosa, o perdão é uma atitude inteligente daquele que busca viver bem e quer seus caminhos livres, abertos para a felicidade. Quem não sabe perdoar os outros e a si mesmo fica 'energeticamente obeso', carregando fardos passados.

6.Mentira pessoal:

Todos mentem ao longo da vida, mas para sustentar as mentiras muita energia é gasta. Somos educados para desempenhar papéis e não para sermos nós mesmos: a mocinha boazinha, o machão, a vítima, a mãe extremosa, o corajoso, o pai enérgico, o mártir e o intelectual e assim por diante.
Quando somos nós mesmos, a vida flui e tudo acontece com pouquíssimo esforço.

7. Viver a vida do outro:

Ninguém vive só e, por meio dos relacionamentos interpessoais, evoluímos e nos realizamos mas, é preciso ter noção de limites e saber amadurecer também nossa individualidade. Esse equilíbrio nos resguarda energeticamente e nos recarrega. Quem cuida da vida do outro, sofrendo seus problemas e interferindo mais do que é recomendável, acaba não tendo energia para construir sua própria vida. O único prêmio, nesse caso, é a frustração.

8. Bagunça:

A bagunça afeta muito as pessoas, causando confusão mental e emocional. Um truque legal quando a vida anda confusa é arrumar a casa, os armários, gavetas, a bolsa e os documentos, além de fazer uma faxina no que está sujo. À medida que ordenamos e limpamos os objetos, também colocamos em ordem nossa mente e coração. Pode não resolver o problema, mas dá alívio.

9. Projetos inacabados:

Não terminar as tarefas é outro 'escape' de energia. Todas as vezes que você vê, por exemplo, aquele trabalho que não concluiu, ele lhe 'diz' inconscientemente: 'você não me terminou! você não me terminou!' Isso gasta uma energia tremenda. Ou você o termina ou livra-se dele e assume que não vai concluir o trabalho. O importante é tomar uma atitude. O desenvolvimento do auto-conhecimento, da disciplina e da terminação farão com que você não invista em projetos que não serão concluídos e que apenas consumirão seu tempo e energia.

10. Afastamento da natureza:

A natureza, nossa maior fonte de alimento energético, também nos limpa das energias estáticas e desarmoniosas. O homem moderno que habita e trabalha em locais muitas vezes doentios e desequilibrados, vê-se privado dessa fonte maravilhosa de energia. A competitividade, o individualismo e o estresse das grandes cidades agravam esse quadro e favorecem o vampirismo energético, onde todos sugam e são sugados em suas energias vitais.

Dicas do Feng Shui na decoração:

Posicionar os móveis de maneira correta, usar espelhos para proteger a entrada da casa, colocar sinos de vento para elevar a energia ou ter fontes d'água para acalmar o ambiente são medidas que se tornarão ineficientes se quem vive neste espaço não cuidar da própria energia. Portanto, os efeitos positivos da aplicação do Feng Shui nos ambientes estão diretamente relacionados à contenção da perda de energia das pessoas que moram ou trabalham no local. O ambiente faz a pessoa, e vice-versa.


Até quinta feira. Adriana

quinta-feira, 15 de julho de 2010

Harmonize sua casa com o Feng Shui

Como já comentei este blog se direciona para pensarmos em tudo que pode melhorar nossa vida, hoje deixo algumas dicas para harmonização de ambientes, é claro que só isso não resolve, mas ajuda; é evidente também que ajuda quem acredita. Não adianta fazer as coisas sem acreditar, é perda de tempo. Hoje deixo a primeira parte, na segunda feira tem a segunda parte.

FENG SHUI INTERIOR

Primeira Parte

O que é Feng Shui

O Feng Shui é a antiga arte chinesa de criar ambientes harmoniosos. Originou-se há cerca de 5.000 anos, na China Antiga. Seu desenvolvimento vem sendo aumentado e evoluído, chegando aos dias de hoje, como uma disciplina capaz de nos oferecer um sistema completo, nos ligando intimamente à natureza e ao Cósmico. Seus diagnósticos e resoluções são capazes de minimizar e até resolver quase todos os problemas envolvendo uma casa e as pessoas que moram nela. Em outras palavras, o Feng Shui é uma antiga arte chinesa que visa a harmonizar os ambientes em que as pessoas vivem e trabalham, conseguindo-se assim, uma vida mais feliz e cheia de Bênçãos Cósmicas.

Fonte: www.fengshui.com.br

Conceitos Errados

O Feng Shui não oferece cura para todos os problemas da humanidade.
Ele deve ser entendido como um dos vários sistemas existentes da filosofia chinesa e não uma panacéia para todos os males. Ele não traz sucesso da noite para o dia nem é uma mágica milagrosa. Mas se você aplicar seus conceitos cuidadosamente, ele fará sua vida mudar de rumo.

Como se manifesta a perda de energia

A perda de energia pessoal pode ser manifestada de várias formas, tais como: falha de memória (o famoso 'branco'); cansaço físico; o sono deixa de ser reparador; ocorrência de doenças degenerativas e psicossomáticas; o crescimento pessoal, a prosperidade e a satisfação diminuem; os talentos não se manifestam mais por falta de energia; o magnetismo pessoal desaparece; ocorre medo constante de que o outro o prejudique, aumentando a competição; o individualismo pode resultar em agressividade; falta proteção contra as energias negativas e aumenta o risco de sofrer com o 'vampirismo energético', que ocorre quando sua energia é consumida por um ambiente ou pessoas que estão em um estado mais desgastante que você, por isso é importante se prevenir e se cuidar para que isso não aconteça.

A bagunça é inimiga da prosperidade e ninguém está livre da desorganização. A bagunça forma-se sem que se perceba e nem sempre é visível. A sala parece em ordem, a cozinha também mas, basta abrir os armários para ver que estão cheios de inutilidades. De acordo com o Feng Shui Interior - uma Corrente do Feng Shui que mistura aspectos psicológicos dos moradores com conceitos da tradicional técnica chinesa de harmonização de ambientes - bagunça provoca cansaço e imobilidade, faz as pessoas viverem no passado, engorda, confunde, deprime, tira o foco de coisas importantes, atrasa a vida e atrapalha relacionamentos.

Para evitar tudo isso fique atento às SETE REGRAS PARA DOMAR A BAGUNÇA:

1. Jogue fora o jornal de anteontem.

2. Somente coloque uma coisa nova em casa quando se livrar de uma velha.

3. Tenha latas de lixo espalhadas nos ambientes, use-as e limpe-as diariamente.

4. Guarde coisas semelhantes juntas; arrume roupas no armário de acordo com a cor e fique só com as que utiliza mesmo.

5. Toda sexta-feira é dia de jogar papel fora.

6. Todo dia 30, por exemplo, faça limpeza geral e use caixas de papelão marcadas: lixo, consertos, doação, reciclagem, em dúvida, presentes. Após enchê-las, livre-se de tudo.

7. Organize devagar, comece por gavetas e armários e depois escolha um cômodo, faça tudo no seu ritmo e observe as mudanças acontecendo na sua vida.

Bom fim de semana. Adriana

quinta-feira, 8 de julho de 2010

Caminhos Pessoais

Hoje deixo dicas de Alan Cohen, intitulada: Caminhos Pessoais, que falam sobre a simples reflexão do nosso estado cotidiano, são dicas fáceis de aplicar, na verdade são mais do que dicas são técnicas eficazes que dão resultado rápido aqueles que tentam pelo menos duas vezes.
Escolha um área da sua vida que você acha que pode melhorar, depois escolha uma ou duas técnicas para aplicar a esta área, depois me conta oque aconteceu.
Você vai se surpreender, vai pensar: como algo tão simples dá resultado?
Invista e boa semana. Adriana

1) "Diga a verdade para você mesmo: divida uma folha de papel em duas colunas e escreva do lado esquerdo tudo que adoraria fazer. Depois, escreva do lado direito tudo que está fazendo sem entusiasmo. Escreva como se ninguém fosse ler o que está ali; não censure nem julgue suas respostas.


2) Comece devagar, mas comece: chame o agente de viagens, procure algo que se encaixe no seu orçamento, vá assistir ao filme que está adiando, compre o livro que desejava. Seja generoso consigo mesmo e verá que mesmo estes pequenos passos lhe farão sentir mais vivo.

3) Vá parando devagar, mas pare: há coisas que tiram por completo sua energia. Você precisa mesmo ir à tal reunião do comitê? Precisa ajudar quem não quer ser ajudado? Ao parar de fazer o que não lhe interessa, vai notar que você estava exigindo de si mais do que os outros realmente pediam.

4) Descubra seus pequenos talentos: o que os amigos dizem que você faz bem? O que você faz com vontade, mesmo que não seja perfeito na sua execução? Estes pequenos talentos são mensagens escondidas de seus grandes talentos ocultos.

5) Comece a escolher: se algo lhe dá prazer, não hesite. Se você está em dúvida, feche os olhos, imagine que tomou a decisão A e veja tudo que ela acarretará. Faça o mesmo com a decisão B. A decisão que lhe fizer sentir mais conectado com a vida é a certa, mesmo que não seja a mais fácil.

6) Não baseie suas decisões em ganhos financeiros: ele virão, se você realmente fizer algo com entusiasmo. O mesmo vaso, feito por um oleiro que adora o que faz, ou por um homem que detesta seu ofício, tem uma alma. Ele será rapidamente vendido (no primeiro caso) ou ficará encalhado (no segundo caso).

7) Siga sua intuição: o trabalho mais interessante é aquele em que você se permite ser criativo. Einstein dizia: "Eu não cheguei à minha compreensão do Universo usando apenas a matemática." Descartes, o pai da lógica, desenvolveu seu método baseado em um sonho que teve.

8) Não tenha medo de mudar de idéia: se você deixou uma decisão de lado, e ela o incomoda, repense o que escolheu. Não lute contra aquilo que lhe dá prazer.

9) Saiba descansar: um dia por semana, sem pensar no trabalho, termine permitindo que o subconsciente o ajude. Muitos (mas não todos) problemas se solucionam sem ajuda da razão.

10) Deixe que as coisas mostrem o caminho mais alegre: se você está lutando demais por algo, e não tem resultados, seja mais flexível e se entregue aos caminhos que a vida mostra. Isso não significa renunciar à luta, ter preguiça ou deixar as coisas nas mãos dos outros , significa entender que o trabalho com amor nos dá forças, jamais desespero.

11) Leia os sinais: é uma linguagem individual, unida à intuição, que aparece nos momentos certos. Mesmo que os sinais indiquem uma direção oposta àquela que você planejou, siga-os. Às vezes você vai errar, mas é a única maneira de aprender essa nova linguagem.

12) Finalmente, arrisque! Os homens que mudaram o mundo começaram seus caminhos através de um ato de fé. Acredite na força dos seus sonhos. Deus é justo e não colocaria em seu coração um desejo impossível de ser realizado".

Alan Cohen



 

quinta-feira, 1 de julho de 2010

De que mundo você é ?

Vou contar rapidamente uma estória, alguém comentou que se sente meio vazio como se tudo que fizesse (trabalhar, estudar, viajar, estar com a família, ir à academia, sair com os amigos, namorar...) não fosse o suficiente e que a 'pressão' social para ser de uma determinada forma parecia algo sem sentido, que gostava dessa vida, mas que ainda assim não estava bom e alguém respondeu: "você não é desse mundo, o mundo é assim, você trabalha para comprar e faz tudo o que todo mundo faz, se você acha que não é só isso tem alguma errada com você." Evidentemente a pessoa achou estranho só ela ser desse jeito, mas conversando comigo ela entendeu que muitas pessoas estão insatisfeitas e demonstram isso de diferentes maneiras, estressada, ansiosa, deprimida, doente, irritada, sem paciência, compulsiva:(comprando/comendo/jogando/viciando) entre outros  comportamentos tão comuns atualmente.

A insatisfação nem sempre é identificada somente os sintomas são percebidos e as pessoas dizem que não tem motivo para se sentirem assim pois tem quase tudo, outras dizem que é porque trabalham demais ou porque tem um relacionamento ruim ou alguém doente na família ou o filho está dando trabalho, enfim tudo para justificar algo que não identificam, até mesmo dizer que é normal se sentir vazio e que quem sente que falta algo não é deste mundo.

É importante lembrar que de forma alguma podemos nos acomodar e se conformar com o  que temos, porém viver em função disso e não olhar para si, para sua satisfação interior é negligenciar algo importante que é a capacidade de ter satisfação e felicidade em tudo que fazemos.

Isso tudo foi dito para você pensar de que mundo você é: do que vive para fora, em função do que a maioria tem e acha que tem que ser; da minoria que encontrou sua necessiadade e vive neste mundo e no mundo do seu interior ou daqueles que não perceberam que existe mais de uma maneira de viver, mais de um mundo, e é necessário encontar a sua maneira para ficar ainda melhor.

Boa semana. Adriana             

segunda-feira, 28 de junho de 2010

Nova Etapa

Hoje é o início de uma nova etapa, vou informar neste blog assuntos sobre terapia holística , mais uma atividade que exerço, além é claro de psicologia.


Acredito que as informações vão atingir um número maior de pessoas e abrir a visão de muitas outras; sempre tenho como intenção fazer com que as pessoas pensem por conta própria em assuntos e situações que possam modificar sua visão do mundo e das pessoas para que encontrem novas soluções e interesses em suas vidas. Enfim desejo postar informações que façam as pessoas mais leves, tranquilas, com boa auto estima, excelente autocontrole e consequentemente mais felizes.

Neste blog teremos interatividade, podemos participar de enquetes, conhecer os sites relacionados e deixar comentários.

Para esclarecer, a Terapia Holística enxerga o ser humano como um todo, mente, corpo e espírito, os tres precisam estar integrados e funcionando em conjunto para que a pessoa se sinta plena e saudável. Usando várias técnicas é possível tratar o ser humano completamente a curto ou médio prazo. Além disso, a Terapia Holística possibilita a pessoa um auto conhecimento muito grande que será utilizado em todas as situações da vida.

Para saber mais ou agendar um horário acesse: ababpsico@gmail.com

Boa semana. Adriana