quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Sempre atuante

Ultimamente venho observando o quanto é comum as pessoas acreditarem que suas atitudes serão lembradas, reconhecidas, valorizadas e jamais esquecidas por pessoas ou pela vida pra sempre, ou seja, falo daquelas pessoas que acham que se fizeram algo tem crédito eterno como se uma única atitude garantisse tranquilidade e estabilidade na vida.


Falo especificamente de situações onde a pessoa se coloca fora de ‘perigo’ já que acredita ter feito sua parte, infelizmente a vida não funciona assim, isto quer dizer que se você trabalhou muitos anos em uma empresa e deu o seu melhor isto não garante estabilidade de emprego, mesmo tendo sido um excelente funcionário. As coisas mudam, o tempo passa e nada fica pra sempre igual e isto não tem nada a ver com a sua competência, simplesmente acontece assim.

Tem também alguns pais sofrendo com a ingratidão dos filhos, dizem: “dei a minha vida por ele e agora é isso que recebo” , veja não receber o que esperava não significa não receber nada, muito menos não ser reconhecido e nem valorizado.

Estou falando isso porque noto que existe sofrimento pelo fato de sentir-se injustiçado, desvalorizado ou pouco reconhecido por suas boas atitudes, na verdade, é necessário observar se não há justiça, valor e reconhecimento ou se estes não vem da forma que esperava. Veja no caso do trabalhador, seu esforço e empenho é valorizado a cada salário que recebeu, o fato de um dia a empresa não precisar mais de seus serviços não significa que seu valor diminuiu, apenas não se encaixa na situação atual. No caso dos pais com seus filhos, além de serem de outra geração e perceber as situações por valores diferentes temos ainda a questão dos pais terem dificuldade em aceitar a forma dos filhos reconhecerem suas atitudes.

Tudo isso para deixar claro que o que você faz hoje serve para hoje, para amanhã terá de ter mais atitudes, ou seja, nada garante menos esforço ou tranquilidade, atualmente tudo tem prazo de validade, principalmente nas organizações. No contato com outras pessoas felizmente nem sempre é assim, nossas atitudes tendem a ser mais bem entendidas e são mais duradouras. Porém nunca é demais prestar atenção quando somos nós que queremos benefícios, reconhecimento ou seja lá o que for de pessoas ou situações que tiveram o prazo de validade ‘vencido’...

Veja mais alguns exemplos comuns de situações onde tendemos a achar que já fizemos o suficiente: atendi bem um cliente na primeira vez e não preciso mais me preocupar se ele continua sendo bem atendido; sempre dei carona para fulano então é lógico que ele não vai recusar se eu pedir; fulano me emprestou dinheiro em tal situação, sei que sempre que precisar posso contar com ele; chego todos os dias na hora certa, minha chefe deixará eu sair 15 minutos antes, entre outras situações.

Observe que o fato de fazermos nossa obrigação garante somente o combinado, chegar na hora, por exemplo, nada mais é do que obrigação, não tem nenhum benefício embutido. Assim como ter feito favores garante o favor em troca, por educação acreditamos que a recíproca é certa, porém não sabemos das condições e compromissos das pessoas, ou seja, posso não ter carona simplesmente porque a pessoa está fazendo um curso e vai para outro lugar. Emprestar ou pedir dinheiro emprestado é outra situação comum, podemos emprestar em determinado momento porque temos e em outro não termos e vice versa, às vezes a pessoa pode emprestar e às vezes não.

O problema vem quando não esperamos a resposta que ouvimos, ou seja, quando temos certeza do incerto. É nisso que podemos refletir para não criar aborrecimentos sem motivo. Reflita sobre o que é garantido pelas suas atitudes, você verá que poucas coisas são garantidas e que temos que fazer muito para ter muito.

Boa semana. Adriana

Nenhum comentário:

Postar um comentário