quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Sociedade e emoções

Ultimamente tem sido comum a procura da psicoterapia para tratar de dificuldades sociais, de relacionamento inter pessoal, estas tem sido considerada pelos clientes mais importantes de tratamento do que as dificuldades subjetivas do sujeito, ou seja, somente quando a pessoa sente seu vínculo com os outros ameaçado é que ela entende que precisa de ajuda.


O que muitas vezes a pessoa não percebe é que justamente a falta de autoconhecimento assim como a não utilização de seus recursos internos, subjetivos, é o que gera, na verdade, algum tipo de dificuldade social.

Seja por qual motivo for a psicoterapia tem por função auxiliar o sujeito a identificar em quais situações específicas encontra problemas, auxilia na reflexão de respeito mútuo levando o sujeito a ter a clara noção da questão do respeito do eu (si próprio) e do outro, aborda as crenças do sujeito para que sejam ajustadas de acordo com a convivência e assim fica cada vez mais claro a autoconsciência e autopercepção do cliente diante dos seus sentimentos e pensamentos, ou seja, o sujeito identifica o que gera os comportamentos que lhe causam incômodo diante dos outros e finalmente após toda essa elaboração o sujeito pode aplicar sua nova forma de agir nas situações que tem dificuldade.

Não podemos nos esquecer que o bem estar íntimo é necessário para a boa convivência social e que o social interfere diretamente na construção do sujeito. Como conseqüência da psicoterapia o sujeito apresenta resistência aos conflitos, autocontrole, capacidade de tolerar frustrações, se torna mais objetivo e assertivo em suas colocações além de outros benefícios.

Para saber quando é necessário procurar ajuda basta observar como anda sua ansiedade perante situações e pessoas, como anda sua satisfação no emprego e nos relacionamentos de modo geral, se apresenta sintomas diversos quando vai trabalhar ou se encontrar com determinadas pessoas entre outras situações onde você nota que seu desempenho o prejudica de alguma maneira.

Algumas vezes o sujeito não apresenta dificuldades de relacionamento, mas sente que falta algo, nestes casos leia a postagem: Desconectado de si mesmo.

Boa semana. Adriana

Nenhum comentário:

Postar um comentário