quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Saúde

Está ‘na moda’ falar sobre saúde, mas eu não vou repetir as inúmeras recomendações e orientações sobre alimentação e exercícios, vou comentar sobre não cuidar da saúde quando esta já mostrou que não vai muito bem. Falo daquelas pessoas que sabem que tem algo que não vai bem em sua saúde como colesterol, diabetes, dores, pintas estranhas, entre outros sintomas simples e comuns que aparentemente não é nada grave ou  está no começo não deve ser nada demais...
É comum ouvirmos que os homens tem mais resistência em procurar o médico e seguir as orientações, neste caso acrescento o fato deles apresentarem maior dificuldade em aceitar que algo não vai bem, ouço frequentemente coisas como: “isso não é nada demais” e a pessoa tem diabetes, “remédios fazem mais mal que a doença” e a pessoa vai para o P.S. todo fim de semana , “eu não tive nada o médico é que acha isso” e a pessoa foi operada e precisou de três pontes de safena, “os médicos exageram” e a pessoa está em tratamento de quimioterapia.
Pode ser que eu conviva com pessoas que tem menos consciência do que a maioria sobre cuidar da doença, já que não houve prevenção, mas de um modo geral eu acredito que a maioria das pessoas tem resistência em procurar o médico somente para check up e se os exames acusam algo resistem em aceitar e tomar a medicação corretamente, você já ouviu alguém dizer: ‘eu tomo o remédio quando não me sinto muito bem’, porém a indicação é para tomar todos os dias...    
Sei que não é fácil ser privado de comer o que gostamos e que gastar dinheiro com remédio não é o melhor investimento, mas é aquela história de que nada dura para sempre e que comemos tanto que sobrecarregou e agora o melhor investimento para manter a vida é o remédio. Sabemos também que mesmo quem tem convênio perde muito tempo para marcar consultas, mesmo com hora marcada tem atraso, fazer exames é chato e ainda tem aqueles que são desagradáveis, entendo tudo isso, mas não entendo como isso tudo pode parecer pior do que perder a saúde ou a vida, alguém pode me responder?
Espero que você não faça parte dos que resistem e desejo que tenha familiares que se cuidem, pois não é nada fácil sofrer pela negligência dos outros com si mesmo, é difícil ver os que amamos em situação complicada porque não se cuidou e não se preveniu achando que ia ‘morrer rápido’ e ‘nem ia sofrer’. Toda pessoa tem o direito de fazer o que quiser, ou não fazer o que quiser, porém quando a escolha esbarra no outro precisamos pensar melhor, não acredito ser bom escolher não se cuidar quando isso pode implica ficar numa cama para alguém cuidar ou morrer aos poucos e ninguém poder fazer mais nada. É claro que ninguém quer que isso aconteça, mas infelizmente, em alguns casos é uma possibilidade, que pode ser evitada.
Disse tudo isso para você observar se está acordado para a vida, que só existe se você tiver saúde.
Boa semana. Adriana.

    

Nenhum comentário:

Postar um comentário