quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Racional, emocional e social

Hoje vou comentar o resultado da enquete: O que pesa mais na hora de tomar uma decisão? O racional, o emocional ou a socialização? O resultado foi 100% razão.


Isso significa que pensamos antes de decidir, porém pensamos levando em conta fatores sociais e emocionais além dos racionais, não é ? Por exemplo, se uma pessoa vai trocar de emprego, por mais que pense nas condições financeiras que podem melhorar vai pensar também se no novo emprego terá bons relacionamentos com as pessoas, se o cargo está à altura do que sua família espera de você, se a distância consome muito do seu tempo o que faria com que você deixasse de cuidar das suas prioridades pessoais, como ir à academia, fazer um curso, visitar os pais. Enfim, na hora de decidir mesmo sem querer levamos em conta muitas coisas além das que julgamos racionais.

Eu coloquei a questão na enquete justamente por isso, nós quase sempre pensamos que estamos decidindo coisas somente pela razão quando na verdade nossa razão é constituída por nossos conceitos adquiridos de nossas experiências emocionais e sociais.

É por isso que acontecem situações onde não entendemos a razão alheia, claro que existem afinidades, mas o emocional e a social tem ‘arranjos’ diferentes em cada um de nós.

Tem situações onde nós mesmos não entendemos exatamente porque decidimos determinadas coisas, mas decidimos, nem sempre há arrependimento, mas se houver observe suas emoções e como foi e é seu ambiente social, certamente vai entender melhor sua decisão, e as dos outros também.

Boa semana. Adriana

Nenhum comentário:

Postar um comentário