quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Controlando a ansiedade

Antes de orientar sobre como diminuir ou acabar com a ansiedade é importante lembrar do que contribui para que ela se instale na forma de viver das pessoas.


A ansiedade é normal em situações novas ou desconhecidas, dura um dia ou dois antes da situação a ser enfrentada e diminui imediatamente após o enfrentamento. Passando disso, ou seja, perder o sono, ter taquicardia, sudorese, gagueira, tontura, tremor entre outros sintomas demonstra que a ansiedade está além do comum. O que agrava é que algumas pessoas tem tendência emocional para desenvolver quadros que atrapalham muito a vida, como depressão, síndrome do pânico, stress entre outros quadros que podem impedir a pessoa de ter qualidade de vida. Por isso é importante identificar desde quando existe a ansiedade, com que freqüência e situação ela aparece e se os sintomas tem aumentado.

Geralmente a ansiedade se instala porque a pessoa receia determinada (s) situação (ões) e isto faz com que ela pense demais nisto e acaba por ter atenção demasiada ao que a preocupa e com isso passa tempo demais ‘vivendo’ a mesma situação. Hoje em dia a ansiedade é frequente e infelizmente parece normal, na verdade, ela é comum, normal é não ser ansioso por quase tudo quase todo dia. Por ser comum pode passar despercebida e o que é identificado pelas pessoas são os sintomas, ou seja, quando já passou do limite a pessoa percebe que está ansiosa. Às vezes fica até difícil, a princípio, enxergar qual o real motivo da ansiedade. Por exemplo, a pessoa pode pensar que está ansiosa porque tem muitos afazeres no trabalho, quando na verdade ela tem receio de não dar conta e ser demitida. Por isso identificar o real motivo da ansiedade é muito importante no processo de ‘cura’.

Para algumas pessoas existem pequenas atitudes que fazem a ansiedade desaparecer ou diminuir a ponto de não gerar situações desagradáveis, o que segue abaixo ajuda a todos de modo geral, caso não resolva é necessário buscar orientação psicológica (terapia) para resolver de vez a questão. Então vamos abordar a questão por três pontos: mental, corporal e espiritual.

Mentalmente podemos diminuir a ansiedade olhando a situação de forma imparcial, tentando não criar demasiada expectativa, ajuda também lembrar de situações parecidas para recordar o que foi feito e teve êxito, recordar orientações e conselhos de como enfrentar a situação ajuda a formar um plano de ação e isto diminui a ansiedade porque dá a sensação de saber o que fazer na situação.

Para controlar os sintomas físicos podemos respirar, mas não só respirar fundo, respirar com atenção na respiração, funciona assim: antes de dormir, já deitado ou sentado em qualquer lugar encontre uma posição confortável, inspire devagar, segure o ar um pouco(conte até 3), e expire lentamente, o mais devagar que conseguir,importante: é necessário ter atenção ao entrar e sair do ar, nisto consiste a atenção no seu corpo, na sua sensação e não no que acontece ao redor, ou seja, esqueça TV, celular, o que for. Este momento é para você relaxar. No início pode parecer difícil, a concentração parece algo distante, quanto mais difícil maior o grau de ansiedade e distanciamento do que ocorre com si mesmo. No começo respire desta forma pelo menos 20 vezes, você vai sentir a diferença, depois aumente o número, vai ficando cada vez mais fácil. Prestar atenção no ar que inspira e expira tira o ruído que vem de fora, faz com que a pessoa se perceba e a mente se tranquiliza e depois a pessoa percebe ‘respostas’ ao que a incomoda. Lembre-se de que a prática traz a resposta.

Finalmente no sentido espiritual a pessoa precisa identificar onde está a confiança na vida, no Criador, em Deus, ou seja, onde está a fé. O que causa ou aumenta muito a ansiedade é o fato da pessoa não confiar no processo da vida, o medo gera a sensação de impotência, de incapacidade, de pouco a fazer e pior paralisa a mente no sentido de estar calma para ‘ver’ a situação de forma clara e possível de ser resolvida. Portanto, independente da sua religião, reforce a sua fé, acredite na proteção, na benção, na presença da Criação na sua vida. Lembre que tudo na natureza funciona para o bem de todos e o ser humano faz parte da natureza. Confie na sua condição de pertencer à natureza, de fazer parte do Todo, do Universo.

Boa semana. Adriana

Nenhum comentário:

Postar um comentário