quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Sobre o amor

SOBRE O AMOR – PRIMEIRA PARTE


As pessoas falam tanto em amor, em todos os sentidos, entre pais e filhos, entre casal, entre amigos verdadeiros, entre desconhecidos enfim, até aos animais , à natureza, ao trabalho, a si mesmo e por aí vai. Mas, eu notei que cada pessoa sente o amor de forma diferente , demonstra de um jeito diferente, age de forma diferente quando ama, então o que é o amor afinal...

Levando em conta que a palavra amor é um verbo, e todo verbo indica ação, podemos entender que quem ama tem ação, atitude, movimento em direção a quem ama. Mas, amor também é sentimento, sentimento é algo que surge, que vai sendo construído, diferente de emoção que vem de repente, é difícil controlar e causa certo desconforto (como raiva, irritação, paixão, etc).

Então se amor indica ação e sentimento em relação ao próximo, esta ação e sentimento precisa ter a ação e o sentimento que beneficia, agrada e satisfaz o ser amado e não o ser que ama. Portanto, amor não acomete pessoas egoístas, somente pessoas amorosas, que geralmente tem um perfil parecido, são aquelas pessoas que no seu jeito de ser são sempre agradáveis, com palavras de incentivo, mesmo que sejam duras ou exigentes, não tem medo de serem amadas, ou seja, aceitam as pessoas como elas são, por isso não temem ser decepcionadas porque sabem que todos cometem erros, sabe que vai ter de ser tolerante com isso e assim amam quem as rodeia e consequentemente é amada.

Agora pense se você ama dessa forma, é difícil porque, na verdade, estamos sempre querendo ser amados, querendo que as coisas e pessoas sejam do nosso jeito, achando que sabemos o que agrada o outro, pensando que o outro sabe das nossas intenções e para completar agimos como se tudo que fizemos fosse suficiente para manter o amor infinitamente, quando precisamos ter dedicação todos os dias com quem amamos. Como temos uma vida agitada e corrida só dá tempo para nos dedicar a nossa vida e um pouco a vida de quem amamos.

Será que pode ser diferente, será que podemos rever nossa forma de amar, sera que sabemos amar... Existem alguns 'tipos' de amor que falarei durante a semana.

Para encerrar a primeira parte deixo uma frase para reflexão: 'O amor é libertário, não retém, não controla, não exige."

Até segunda feira. Bom fim de semana. Adriana

Nenhum comentário:

Postar um comentário