quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Terapias Alternativas

Hoje comentarei sobre as terapias alternativas; na enquete (ao lado)percebi que poucas pessoas responderam, concluí que seria pelo fato de não saberem exatamente o que são e para que servem as terapias alternativas.


Terapia alternativa é todo método utilizado há algum tempo que mostra resultados positivos em relação a um tratamento, por exemplo, para equilibrar a energia da casa recorre-se ao Feng Shui; para energizar o ambiente usa-se a Radiestesia; para fortalecer o corpo faz sessões de Cromoterapia (terapia das cores); e assim cada pessoa busca a terapia que mais a agrada como Florais de Bach, Biodança, TVP (terapia de vidas passadas), Musicoterapia, Yoga, Do-in, Cura Prânica, Bioenergética, Cristalogia, além de muitas outras.

O que denota a terapia ser alternativa é o fato de ainda não ser cientificamente provada, ou seja, por mais que pessoas sejam curadas com essas técnicas, a ciência não encontrou base científica para o fato.

Com o tempo as terapias alternativas vão deixando de ser alternativas e passam a ser terapia de fato, conforme ganham status cientifico como aconteceu com a Acupuntura e PNL (Programação Neuro Linguística), que hoje tem base científica e são consideradas terapias de ótimo resultado.

O mais importante é procurar profissionais indicados por quem já se tratou, pois isso demonstra que o profissional teve bom êxito no tratamento. Imprescindível lembrar que nenhuma terapia tem efeito sem o empenho e credibilidade do paciente, seja ela alternativa ou científica.

Vamos considerar também que cada pessoa tem um modo de vida e funcionamento mental, portanto o que funciona para uma pessoa pode não funcionar para outra, daí a necessidade de conhecer um profissional que auxilie na identificação de cada caso.

Acredito que o mais importante de tudo é a pessoa ter consciência de que milagres não acontecem tão facilmente e que é necessário ter envolvimento, disciplina e responsabilidade quanto ao tratamento que escolher.

Para encerrar comento a minha experiência, vejo as pessoas buscando melhora para a vida prática, quando se sentem cansadas, esgotadas ou tristes percebem que passaram do limite, nestes momentos é preciso ter paciência, porque quando estamos nos sentindo assim é porque estamos num ritmo diferente do nosso natural há algum tempo e as coisas não voltam ao normal do dia para a noite. Percebo, a princípio, negligência com a questão da fé e da espiritualidade, conforme a pessoa vai voltando ao estado natural percebe a necessidade de cuidar do espírito também além do corpo e da mente, aliás as buscas mais freqüentes são por incômodo físico ou mental, só depois há a percepção de que temos corpo, mente e espírito e precisamos cuidar do todo.

E você cuida do todo ou das partes do seu ser?

Boa semana. Adriana

Nenhum comentário:

Postar um comentário