quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Treinando a emoção

Na semana passada falei sobre como controlar a ansiedade, rapidamente expliquei como organizar o pensamento, mas hoje vou resumir a explicação de Augusto Cury sobre o gerenciamento dos pensamentos, em seu livro Treinando a Emoção para Ser Feliz, Ed. Academia. Na verdade, é uma técnica por isso acredito que será bastante útil, afinal todos passamos por stress em maior ou menor grau.


Augusto Cury escreve que “pensar é o destino do homem...déficit de memória é uma defesa positiva do cérebro da pessoa que está estressada (...). "
“Ninguém consegue interromper a produção de pensamentos! Só é possível gerenciá-la. A própria tentativa de interrupção já é um pensamento. Pensamos acordados ou sonhando. Os cientistas pensam enquanto pesquisam; as crianças, enquanto brincam; os idosos, enquanto recordam.
Nas minhas pesquisas, pude detectar claramente que para desenvolver áreas nobres da emoção é preciso aprender a gerenciar os pensamentos. (...)
Para gerenciar com maturidade o mundo das idéias e das emoções precisamos de algumas técnicas de treinamento. No momento destacarei a técnica do D.C.D. (duvidar, criticar, determinar) vejamos.

Três técnicas de treinamento do gerenciamento dos pensamentos e das emoções.

Primeira: Duvidar de tudo que não promove a vida.

. Duvide do conteúdo de todas as idéias e de todos os pensamentos que debilitam sua saúde psíquica. (...)
. (...)Devemos assumir com honestidade nossas fragilidade, limitações e conflitos, mas não devemos nos deixar controlar por elas. Cuidado com a ditadura do medo, das idéias negativas, das doenças emocionais. Retire o medo do trono da sua mente e substitua-o pela esperança.
. (...)Duvide do controle que a miséria, a ansiedade, o egoísmo, a intolerância e a irritabilidade exercem sobre você.(...)

Segunda: Criticar a passividade do eu.

. O “eu” representa a vontade consciente. (...)
. Critique diariamente os pensamentos negativos. Confronte-se com as idéias que o paralisam e o desanimam.
. Cada pensamento que nos incomoda deve ser questionado com ousadia e determinação pelo “eu”.

Terceira: Determinar dar um choque de lucidez na emoção.

. Não seja passivo diante das suas dores, determine o que você quer sentir. (...)o campo de energia emocional precisa se submeter à autoridade do “eu”.
. (...)Não é possível nem desejável controlar completamente a emoção. Ela dá sentido à vida porque é uma energia incontrolável. Mas não a deixe ser muito ingênua, dê-lhe um choque de lucidez. (...)é preciso treinar a emoção para sermos seguros e lúcidos.
. Deixe a emoção solta para que você possa amar, ser tolerante e tranquilo, mas não a deixe solta para dirigir a sua razão. (...) determine não submeter a sua emoção ao conteúdo dos pensamentos perturbadores. Jamais se esqueça de que há uma força dentro de você que está desativada ou mal usada.

. Faça a técnica do “D.C.D.” diversas vezes por dia durante um ano e durante toda a vida mais suavemente. Faça-a no silêncio da sua mente. Sem ninguém ouvir, cause uma revolução na sua emoção e nos seus pensamentos.
(...)

Treine gerenciar seus pensamentos e emoções e veja o que acontecerá ao longo dos meses. Talvez você se surpreenda com a força que está escondida atrás da sua fragilidade.” (...)

Boa semana. Adriana

Nenhum comentário:

Postar um comentário