quinta-feira, 22 de julho de 2010

Aprendendo durante a vida

Hoje escolhi um assunto que acredito servir para a maioria das pessoas. Vou falar sobre aprender durante toda a vida.


Vejo muitas pessoas sofrendo por causa de certas coisas que fizeram e não duraram o tempo que gostariam, então acreditam que se não durou para sempre é porque fizeram errado. Não querem aprender o novo ou de novo a fazer algo. Não entendem que deu certo enquanto durou.

Ás vezes as coisas terminam porque precisam ser renovadas, porque a vida é aprendizado e se algo não te ensina mais precisa acabar.

Como por exemplo, um emprego de 10 anos, um casamento de 15 anos, uma dieta que funcionou três vezes e agora não tem o mesmo efeito, tem tantas coisas que a gente repete sem perceber o que há de bom e quando perde ou acaba aí ficamos lembrando de quando era bom, se era tão bom porque não continuamos cultivando ao invés de se acomodar ou continuar investindo ou reclamamos no lugar de observar o que a situação nos ensina? O que eu preciso aprender nesse emprego de tanto tempo? O que essa pessoa que estou cansada de aturar ainda pode me mostrar?

Nós não temos atitudes de aprendizado diante de situações que acreditamos ter conquistado, quando conseguimos um emprego temos a idéia de que já sabemos tudo. Se casamos é como se já soubesse como conquistar a pessoa, esquecemos que a conquista é diária, temos que aprender como continuar conquistando a mesma pessoa.

Enfim, esses são poucos exemplos de situações conquistadas, mas que a simples conquista não garante sucesso eterno como esperamos que seja, porque deixamos de aprender o que precisa ser feito depois da conquista.

Você se dispõe a continuar aprendendo depois que conquistou algo?

Boa semana. Adriana

Nenhum comentário:

Postar um comentário