quarta-feira, 7 de março de 2012

Natural x Normal

Recebo muitas pessoas que chegam com dificuldades de decisão, depressão, apatia, irritação entre outros sintomas que são decorrentes da dificuldade em encontrar um equilíbrio entre ser normal e natural.


Classifico aqui natural o jeito que a pessoa é, e normal o jeito que a sociedade julga certo. Diga-se de passagem o termo normal na sociedade esta em constante mudança e certamente muda de geração em geração.

Mas a dificuldade muitas vezes esta em perceber o que é natural em nós mesmos, somos ensinados, condicionados a agir e pensar de determinadas maneiras e só percebemos que há algo mal encaixado quando apresentamos sintomas que nos incomodam a tal ponto de não saber o que esta acontecendo.

Como hoje em dia é normal estar estressado, deprimido, cansado, irritado as pessoas não admitem que isso pode ser decorrente de não viver de acordo com seu jeito natural.

Acontece também da pessoa perceber que não vive como gostaria, mas acredita ou escolhe viver de acordo com a maioria porque o custo de romper com determinados padrões nem sempre é baixo. Por exemplo, uma pessoa pode identificar que esta estressada física e mentalmente por causa do tipo de emprego que tem, emprego este que ela nem gosta tanto, mas traz um padrão de vida muito bom e confortável, ela sabe que se abrir mão de empregos deste tipo não terá o mesmo padrão de vida, então escolhe continuar no emprego e paga com sua saúde. Esta é uma escolha normal, não natural.

Este exemplo foi em relação ao trabalho, mas existem situações em todas as áreas da vida em que as pessoas deixam de ser elas mesmas para se adaptarem ao meio. Esta inclusive é uma ótima qualidade desde que não cause transtornos na vida da pessoa. É assim que nós podemos identificar até onde se adaptar é positivo. Quando passamos a ter problemas por causa da adaptação devemos analisar que escolhas estamos fazendo.

Cada pessoa tem sua liberdade de escolha, cada pessoa arca com as conseqüências destas escolhas, mas nem sempre a pessoa pensa que está escolhendo. Este texto foi escrito para lembrar disto, você pode escolher ter uma vida mais flexível, nem tão natural , nem tão normal. Este equilíbrio traz paz, saúde e felicidade.

Boa semana. Adriana

Nenhum comentário:

Postar um comentário