quarta-feira, 14 de março de 2012

Verdade x Sinceridade

Recebo muitas pessoas que sofrem e se queixam de serem continuamente magoadas ou incompreendidas em suas colocações porque se esquecem que a verdade é o fato que ocorre e a sinceridade é a maneira como a pessoa se sente em relação a esse fato.


Você já notou como as pessoas descrevem um mesmo fato de maneira ligeiramente diferente? É porque depois do fato, verdade, a pessoa conta de acordo com a sua percepção, com sua emoção e sua crença, conta sinceramente o que aconteceu.

Não devemos confundir a sinceridade com a verdade. Quando acreditamos ou sentimos alguma coisa estamos convencidos de que ela é verdade. Devemos ter cuidado com relação ao que pensamos saber, porque só podemos conhecer a verdade a partir da nossa perspectiva pessoal, das nossas experiências, dos nossos sentimentos.

Apesar das nossas boas intenções podemos estar sinceramente errados, principalmente quando se pretende ser dono da verdade ou simplesmente ter razão.

As pessoas maduras se comprometem com a verdade, mas permanecem abertas com relação a maneira como a percebem. Claro que isso é tarefa que se aprende ao longo do tempo e só a partir do momento em que se esforça para isso.

Quantas vezes julgamos os outros por determinada situação e depois de um tempo ficamos sabendo de mais fatos que desconhecíamos e entendemos que fomos injustos? Ou quantas vezes ficamos chateados com alguém e só depois de outra conversa entendemos o ponto de vista do outro?

Podemos ser mais flexíveis e tolerantes em relação a verdade alheia, ela pode abrir nossa maneira de ver e encarar a vida.

Boa semana. Adriana

Nenhum comentário:

Postar um comentário