Hoje vou iniciar mais uma campanha contra a violência de modo geral, porém vou falar mais sobre violência psicológica também conhecida como abuso emocional.
Como havia dito na postagem anterior vou postar uma série de textos sobre comportamentos difíceis de lidar, porém como o comportamento da semana passada (bullies) e o da próxima (controladores) são os perfis mais comuns dos(as) abusadores (as) decidi colocar a campanha entre eles.
CAMPANHA CONTRA A VIOLÊNCIA E O ABUSO
CONTRA A VIOLÊNCIA E ABUSO CONTRA CRIANÇAS, MULHERES, HOMENS E IDOSOS
CONTRA A VIOLÊNCIA FÍSICA E ABUSO EMOCIONAL
O que me mobilizou a ser mais uma a aderir ao movimento e iniciar mais uma campanha foram os números assustadores que eu encontrei na revista Sinais dos Tempos, edição de 2010, intitulada” Quebrando o silêncio, Violência contra a mulher, Acabe agora com isso”.
Vamos as estatísticas, segundo a Sociedade Mundial de Vitimologia, o Brasil é campeão de violência doméstica num ranking de países, a cada 16 segundos uma mulher é agredida por seu companheiro e 70% das mulheres assassinadas foram vítimas de seus próprios maridos.
Pesquisa feita pela Fundação Perseu Abramo e divulgada no ano de 2002 mostra que:
43% das mulheres foram vítimas de violência sexual;
33% de alguma forma de violência física.
27% de violências psíquicas
24% de ameaças com armas ao cerceamento de ir e vir
22% de agressão propriamente dita
13% de estupro conjugal ou abuso
11% de assédio sexual.
Somente 57% das mulheres brasileiras nunca sofreram qualquer tipo de violência por parte de algum homem.
Dados da OMS apontam que 1% a 10% dos idosos de países desenvolvidos sofram algum tipo de violência. Nos países pobres ou em desenvolvimento, as taxas são ainda maiores.
A organização não governamental SaferNet Brasil recebe uma média diária de 500 denúncias de pornografia infantil.
Ao longo das semanas irei publicando outras informações e principalmente como identificar agressores e comportamentos das vítimas.
Agora encerro como os dizeres da campanha SEDH contra violência sexual contra criança e adolescentes:
QUEM NÃO DENUNCIA TAMBÉM VIOLENTA
DISQUE DENUNCIA: 100
Eu vou me ater nas questões da violência psíquica também chamada de abuso emocional.
A violência psicológica é caracterizada por rejeição, depreciação, discriminação, humilhação, desrespeito e punições exageradas. Existem vários tipos de agressão que falarei em outros textos
Abaixo segue uma lista de comportamentos apresentados por abusadores (as). Identifique-os.
Colocar para baixo, chamar nomes, fazer pensar que está louca, fazer jogos mentais.
Ameaças de machucar física ou emocionalmente. Ameaças de divórcio, traição, suicídio, levar as crianças embora, contar a todos sobre intimidades.
Deixar com medo através do olhar, gestos, voz alta, quebrar coisas, destruir propriedade, dirigir em alta velocidade.
Ameaçar fazê-la de empregada. Tomar todas as grandes decisões, agir como “mestre da casa”, negligenciar responsabilidades com trabalho, cuidado com os filhos e responsabilidades da casa.
Padrões abusivos de sedução. Forçar a fazer coisas contra sua vontade. Criticar performance sexual. Contar sobre relacionamentos fora da relação.
Não deixar que você trabalhe ou atrapalhar seu trabalho, controlar seu acesso ao dinheiro, esconder investimentos.
Controlar o que você faz, com quem sai, com quem se encontra, com quem fala. Negar acesso ao carro. Deliberadamente afastar de seus contatos de apoio.
Importante lembrar que não precisa ter todos os comportamentos da lista acima para se encaixar no perfil de agressor, basta a constância do comportamento.
Boa semana. Adriana
A melhor coisa que fiz foi me livrar de um tipo macabro desse.
ResponderExcluir