quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Como lidar com pessoas difíceis: Bullies

Vou iniciar uma sequência de textos que falam sobre “como lidar com pessoas que te deixam louco”, os textos serão resumos do livro de mesmo título do autor Paul Hauck.


Existem alguns tipos mais comuns como Bullies, Controladores, Mimados, Fracassados e Desleixados, Maníacos por limpeza e Malas. A sequência será esta e entre Bullies e Controladores falarei sobre a violência contra a mulher e de modo geral, afinal a violência é causada por estes dois tipos de comportamento.

Bullies: acham que mandam no mundo. Já que conseguem intimidar a maioria das pessoas que conhecem, eles não tem problemas em usar a força física para conseguir o que desejam. Insistem para que as coisas sejam do jeito deles e não ligam para o que vão precisar fazer para conseguir isso. Tem pavio curto, não fazem distinção clara do que desejam e do que precisam, para eles querer uma coisa é o mesmo que precisar. Eles simplesmente são egocêntricos, ligam pouquíssimo para o problema dos outros; não se importam se você está magoado, se é inocente ou tem uma boa razão para agir de determinada forma. É muito comum a raiva crescer e eles costumam ficar mais violentos quando soltam sua fúria.

Existem dois tipos de Bullies: os adolescentes o antissocial, que tem como maior problema a impulsividade que interfere na capacidade de fazer planos. É agressivo, se irrita com facilidade e tende a resolver a maior parte dos problemas brigando. Também é imprudente e não se importa com a própria segurança, nem com a dos outros. Irresponsável, portanto é mau empregado, tende a não cumprir promessas, principalmente as financeiras e parece não se importar em tratar mal as pessoas. Eles podem acreditar que: alguém os irritou; as coisas tem de ser do jeito deles porque é melhor; as pessoas que não cedem para eles são más; e se eles forem duros com essas pessoas vão transformá-las em pessoas boas, melhores.

Como lidar com os Bullies: devemos esquecer a ideia de que esses indivíduos precisam ser amados e compreendidos e que só isso vai ajudá-los a se comportar melhor. O que precisamos é ser firmes, porém carinhosos. Essa é uma combinação saudável que pode fazer maravilhas com as pessoas. Para fazer isso, a maioria de vocês que tem problemas com Bullies terá de superar vários problemas psicológicos ou a forma de lidar com eles não vai dar certo.

A primeira coisa é não ficar com raiva deles, use a firmeza e leve-a até onde for necessário para corrigir o comportamento deles. O castigo precisa ser um grau moderado de desconforto. Não tenha discussões intermináveis com eles para justificar o castigo.

Este é o amor que não tem medo de ser duro quando necessário.

Então, se não mudarem ou os aceitamos como são ou rompemos o relacionamento com eles.

Lembre-se sempre:

Primeiro: você recebe o comportamento que tolera, ou seja, ensinamos as pessoas a fazerem o que fazem conosco.

Segundo: os outros não vão mudar até que você mude o seu próprio comportamento primeiro.

Terceiro: reduza a tolerância que você tem em excesso.

Observações importantes:

Seja determinado, dando castigo, não fazendo nada com sentimento de culpa e não tendo pena da pessoa que o está incomodando, o objetivo dela é exatamente esse: deixar você incomodado.

Se você vai sofrer algum mal físico ou financeiro, sugiro que não seja determinado, o preço a pagar pela mudança pode ser alto demais. Aprenda a tolerar ou saia do relacionamento. Independente do que faça, não tolere esses relacionamentos com raiva, essa é a fórmula para o desastre.

Importante: este é somente um resumo geral e se você tem receio de ser rejeitado ou não é determinado, se fica com muita raiva ou se confunde amor com permissividade se tem dificuldade em disciplinar e não é firme, logicamente você também precisa de orientação e apoio para lidar e conviver com pessoas difíceis.

Boa semana. Adriana

Nenhum comentário:

Postar um comentário