quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Terapias Alternativas, como escolher

Vejo muitas pessoas com dúvidas sobre qual o melhor tratamento para seus sintomas ou doenças, além é claro dos tratamentos convencionais, medicamentosos. Hoje a variedade de terapias alternativas e tratamentos alternativos é grande e infelizmente há poucas explicações , por isso decidi dividir as informações que obtenho a respeito de como escolher o melhor tratamento.


Não vou explicar cada terapia, porém vou enumerar o que devemos fazer e evitar para escolher corretamente.

Primeiro é preciso identificar se o seu sintoma é físico ou emocional, para isso é necessário procurar um médico e fazer exames. Tratamentos alternativos podem tratar um sintoma que esconde uma doença que necessita de tratamento convencional.

Se o que você tem são sintomas de dor de cabeça, nas costas, dores musculares que você já sabe que são tensionais então procure se informar quanto a técnica que te interessa, como acupuntura, cromoterapia, yoga entre outras; este é o segundo passo, obter informação da técnica que lhe chamou a atenção.

No segundo passo é importante você considerar que existe um tratamento que funciona melhor para cada pessoa, ou seja, se sua amiga fez tratamento com florais para dor de cabeça e funcionou não significa que vai funcionar tão bem para você também. Mesmo sendo sintomas idênticos o organismo de cada pessoa responde de uma maneira.

Então temos o terceiro passo que consiste em procurar um terapeuta para avaliar seu caso, não entre na prática de fazer o mesmo tratamento da amiga e pronto, não dê desculpa que falta tempo, que o consultório é longe, estamos falando da sua saúde, da sua qualidade de vida, não tente simplificar as coisas isso pode resultar em doenças piores.

Quarto passo, na consulta fale tudo, anote num papel, nas terapias alternativas informações sobre alimentação, sono, dificuldades de relacionamento, traumas, medos são importantes. Fale a verdade, não tente minimizar nem aumentar os seus sentimentos. Dica: uma boa consulta dura pelo menos 30 minutos com um bom terapeuta.

Quinto passo, faça corretamente o tratamento, vejo muitas pessoas dizerem que com elas não funcionou, mas quando questiono se retornou na época certa e se seguiu a prescrição ouço desculpas que respondem que não aderiram corretamente ao tratamento.

Lembre-se: Quem fez tratamento alopático por muito tempo demora mais a responder a tratamentos homeopáticos e com florais. Procure um profissional indicado por alguém que teve êxito no tratamento, muitos terapeutas se auto intitulam e não possuem formação ou experiência suficiente para atendimento.

Importante: voltando ao primeiro passo, se você identificou que seus sintomas são emocionais é necessário um acompanhamento psicológico, pois as terapias alternativas tratam sintomas e não suas causas.

Boa semana. Adriana

Nenhum comentário:

Postar um comentário