quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Comparação

Hoje falo da comparação, um comportamento habitual da nossa sociedade e que aprendemos desde muito cedo a incorporar no nosso dia a dia.


A comparação deveria ser feita somente entre coisas e pessoas iguais, o mais parecidos possível, mas infelizmente não é assim que acontece e chegamos ao ponto de comparar pessoas, que não são iguais quando vistas de perto.

A comparação é positiva quando leva em conta o que o outro fez e como eu também posso conseguir, é negativa quando passo a olhar o que o outro tem e me rebaixo achando que jamais posso conseguir, e é muito ruim quando também quero o que o outro tem sem levar em conta se preciso, se quero só porque o outro tem é inveja, não comparação.

Não vamos tratar da inveja e sim da comparação negativa, aquele em que me rebaixo porque acredito que não vou conseguir o que os outros conseguem. Quando isto acontece a pessoa tem de se lembrar das conquistas que já teve, dos êxitos que alcançou e não ficar se lembrando só dos fracassos. Acreditar no nosso potencial e essencial para alcançar nossos objetivos, se menosprezar não leva a lugar algum.

O primeiro passo para superar a mania de comparação é enxergar o sucesso alheio como um exemplo, um modelo a ser seguido.
Ser realista e não idealizar as coisas e pessoas é o segundo passo.
Encontrar seus pontos positivos e fortes assim como ter consciência das suas capacidades é o terceiro e mais importante passo.

Se você pensa com certa freqüência que as pessoas conseguem e você não e se você acha quase todo mundo melhor que você, cuidado com a comparação.

Boa semana. Adriana

Nenhum comentário:

Postar um comentário