quarta-feira, 25 de maio de 2011

Depressão de inverno

Hoje venho esclarecer um assunto que gera dúvidas e desconfiança em muitas pessoas, trata-se do Transtorno Afetivo Sazonal (TAS), ou seja, um transtorno que afeta as pessoas no período do final de outono e inverno.
As pessoas afetadas apresentam queda no humor, tendem e a comer demais e engordar, ficam apáticas e letárgicas e dormem muito mais que o habitual. Quando acaba o inverno acabam também os sintomas.
Mudanças na alimentação e estilo de vida podem minimizar o impacto negativo do inverno no humor. A prevenção e o tratamento podem ser simplesmente fazer uma caminhada de meia hora de manhã cedo e maior exposição à luz.  
Esse transtorno foi identificado pela primeira vez pelo dr. Norman Rosenthal nos EUA na década de 1980.
Abaixo segue um questionário que ajuda a identificar se você sofre da depressão de inverno

Notas de 0 a 4 de acordo com a mudança do seu humor no inverno:

0 se seu humor não muda  
1 se seu humor muda ligeiramente
2 se ocorre uma mudança moderada no seu humor
3 se ocorre uma mudança acentuada no seu humor
4 se ocorre uma mudança radical no seu humor

Para os seguintes sintomas abaixo dê a nota de 0 a 4:

Horas de sono
Atividade social
Humor (sensação geral de bem-estar)
Peso corporal
Apetite
Nível de energia

Some os pontos de todos os seis aspectos acima para obter a pontuação final.

Resultado

De 4 a 7 pontos: na média
De 8 a 10 pontos: indica um quadro leve de depressão de inverno
De 11 ou mais pontos: maior probabilidade de TAS, procure um médico

Se você tem depressão de inverno, talvez ache que fica mais triste ou irritável porque odeia inverno e frio e explica o aumento de apetite e as horas a mais na cama para manter o corpo aquecido. Por mais lógicas que essas explicações possam parecer, alguns estudos bastante cuidadosos demonstram que o fator fundamental é a exposição reduzida à luz solar.
O melhor tratamento para transtorno afetivo sazonal é maior exposição à luz, de preferência pela manhã. Exercícios ao ar livre quando a temperatura permite, andar a pé e trabalhar perto de uma janela são abordagens sadias capazes de melhorar o humor.

Fonte: livro Segredos da Serotonina, Dra. Carol Hart, Ed.Cultrix

Boa semana. Adriana     

Um comentário:

  1. Me senti muito melhor depois de ler estas e outras matérias sobre Depressão Sazonal. Eu choro no inverno... passo os dias chorando, com o corpo doendo de tanto ficar na cama e não conseguir sair dela. As pessoas debocham de mim, dizem que é frescura mas eu desconhecia que iso era uma doença. Vou me informar mais ainda para poder me tratar e não me sentir tão mal nessa época. Obrigada pelos esclarecimentos. Gláucia Ladislau

    ResponderExcluir