quarta-feira, 23 de maio de 2012

A função do mal

É muito comum o ser humano querer ser o bonzinho da estória, muito comum ter dificuldade em falar não para as pessoas, muito comum acusar ou julgar as coisas ruins que os outros fazem, comum sentir-se injustiçado ou vitimado. Mas até que ponto as coisas ruins são tão ruins assim?


Muitas vezes as coisas ruins acontecem para nos alertar de algo ruim que nós estamos fazendo ou é conseqüência de algo ruim que fizemos e não nos damos conta. Pessoas tem atitudes ruins conosco e não percebemos que às vezes são só um troco do que já fizemos à ela sem perceber...ou a atitude ruim da pessoa nos leva a mudar de emprego, de casa, de atitude e no fim foi a melhor coisa que podia ter nos acontecido. Então esta é a função do mal, ou seja, nos mobilizar ou modificar algo para melhor.

O que nos impede de perceber a função do mal ou de entender seu lado positivo é o fato de querermos as coisas do nosso jeito, da forma como concebemos idealmente, acontece que podemos escolher errado, podemos querer algo que não é tão bom como pensamos, mas admitir isso é muitas vezes difícil e complicado então não enxergamos perdas, palavras duras, obstáculos como coisas boas, enxergamos só o lado mau.

Quando o mal se esconde fica mais difícil enxergar o bem, pense em quando esta tudo bem na sua vida, você dá o real valor as coisas que já tem ou fica procurando algo mais ou se queixando do que tem? Pois é, se algo ruim estivesse acontecendo você tentaria se agarrar as coisas boas que já tem.

Quando uma pessoa se incomoda muito com as coisas erradas que acontecem ou com atitudes que ela acha errado dos outros é porque ela esta querendo ser sempre boazinha, exemplar, melhor do que os outros, evidentemente ela não acha isso pensa só que tem razão, mas como já disse em outro texto, ter razão não resolve a questão e ter atitudes e fazer escolhas é uma decisão pessoal, se você quer ser bonzinho é escolha sua, nem todos querem ou concordam nas mesmas coisas.

O fato é que precisamos olhar para as coisas ruins enxergando seu lado positivo, na maioria das vezes só mudamos algo quando algo ruim acontece e só depois percebemos que o mal veio para o bem.

Temos o exemplo do universo infantil, as crianças percebem que é melhor ser o herói do que o bandido porque podem escolher entre os dois, quando só existe o lado bom a fixação do que isso significa não é tão evidente, ver o mal é o que dá ênfase a escolha pelo bem. Se somente o bom exemplo garantisse resultado não haveria pais bons com filhos desviados.

Desde que o mundo existe o mau existe e serve de equilíbrio para o bem, até porque o ser humano tende a acomodação e quando tudo esta bem ela pouco se empenha em melhorar. Todos os avanços que existiram e acontecem hoje são alcançados com o intuito de superar alguma dificuldade, com a intenção de melhorar a vida de modo geral, portanto se não fosse o mal não haveria porque procurar o melhor.

Existe também o lado mal em cada um de nós que nem percebemos ou negamos, quanto mais você nega menos resolve porque não lida com isso e só o deixa continuar existindo, só quando admitimos que também fazemos coisas ruins podemos melhorar. Essas coisas ruins são julgamentos, maledicência, acomodação, inveja, raiva, preconceito, acusação, coisas tão comuns que nem parecem tão ruins assim, mas são essas que minam a melhora do ser humano porque as grandes maldades são vistas e punidas.

Sei que este assunto é difícil, pois machuca a ferida de cada um, mas não há cura sem tratamento.

Boa semana. Adriana











2 comentários:

  1. É um pouco chocante pensar que o mau pode ser bom, mesmo porque a maioria de nós idealiza viver num mundo sem o mau. Eu mesma tomo o partido do bem, mas sei que existe um lado mau em mim, como por exemplo em situações que precido me defender, em que eu me sinto ameaçada, nestas horas eu acho que o instinto fala mais alto. Porém o mau é contra os princípios de Deus, e por isso o ideal é buscarmos melhorar. Hoje mesmo, preferi me retirar da roda de amigos, pois percebi que as pessoas gostam de se reunir com a intenção de falar mau dos outros, mas não apenas como comentário e sim na intenção de contagiar e fazer proliferar em outros o sentimento que tem por determinada pessoa. As vezes alguém têm um desentendimento e quer que todos os colegas tomem partido, mas não deveria ser assim, pois o fato aconteceu entre duas pessoas, não deveria se expandir e sim ser resolvido ali mesmo, talvez com uma conversa, mas já se tornou uma diversão ter uma pessoa como alvo para ridicularizar, falar mau, rir pelas costas e fazer vingancinhas sutis, travando verdadeiras batalhas em ambientes profissionais, escolares e familiares.

    ResponderExcluir
  2. Olá tudo bem? Estou lendo seus artigos e estou achando muito interessante. Acho que hj eu vivo em um relacionamento com abuso emocional (ele me critica muito, me faz sentir culpada pelas brigas, só quer as coisas do jeito dele) me sinto com baixa auto estima, mas ao mesmo tempo eu o amo muito e não queria terminar esse relacionamento, pois eu sei por todas as coisas que ele passou na infância que contribuiram para essas atitudes dele.Mas também queria saber se as pessoas que fazem o abuso emocional realmente amam a pessoa que eles abusam, ou se não é só uma pessoa que eles conseguiram para manipular?Porque eles veem tanto defeito que parece que não amam...
    Pelo que percebi a melhor atitude é mostrar q eu também tenho vontade própria, não deixar ele me manipular emocionalmente, não perder a calma, expor minhas opiniões, gostaria de mais dicas e de saber se só a terapia ajuda ou se com a mudança das minhas atitudes as deles também vão mudar?
    Agradeço desde já!

    ResponderExcluir