quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Independência Emocional

Hoje eu abordo o tema independência. Financeira, emocional, mental, física de todos os tipos.


Você já deve ter notado que nem todo mundo é independente em todos os sentidos, tem aqueles economicamente independentes, mas totalmente dependentes emocionalmente, este é o tipo ao qual vou me ater.

A independência emocional é criada na infância, desde cedo temos que ajudar as crianças a se desenvolver emocionalmente, fazer com que saibam lidar com seus sentimentos, nem todo mundo consegue até porque aquilo que não possuímos não dividimos.

A experiência de vida geralmente traz a tal independência emocional, mas nem todo mundo tem interesse em ser independente emocionalmente porque tem vantagens em conviver com alguém que sempre dá o braço a torcer, cede e faz tudo que a pessoa quer.

Ser independente emocionalmente é não depender de ninguém para estar bem ou ser feliz. É não colocar a culpa sempre no outro, é saber que tudo é conseqüência da nossa escolha e não das escolhas alheias, é ver o outro como alguém que nos auxilia não que resolve tudo para mim.

Enfim ter independência emocional é ser você mesmo por você. É suportar os reveses da vida como mais um obstáculo e saber que será superado.

Isto não é fácil nem simples, mas faz parte da vida, faz parte de ser adulto e maduro.

Não tem nada mais chato do que aquelas pessoas que vivem esperando alguém para resolver seus problemas, aquelas que sempre culpam você, aquelas que não se responsabilizam pelas próprias escolhas e sempre reclamam do resultado.

Espero que você seja independente emocional. Se ainda não é, declare logo sua independência, você não sabe o que está perdendo...não existe nada melhor que poder andar com as próprias pernas.

Boa semana. Adriana

Um comentário:

  1. Olá Dr.ª Adriana, gostaria de saber qual o tratamento mais eficaz para esse tipo de problema, pois possuo um familiar com os mesmos diagnósticos apresentados acima. Também sou leigo no assunto, poderia me enviar algum nome de livro ou site sobre o assunto? Desde já agradeço sua atenção.

    ResponderExcluir