quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Envelhecer

Decidi abordar este tema porque atualmente estou convivendo com muitos conhecidos que estão passando por dificuldades na convivência com idosos (acima de 60 anos) que não aceitam o fato de que as limitações chegaram e que precisam da ajuda dos filhos para determinadas coisas.


Como é mais complicado mudar a mente de idosos pensei que se preparar para a terceira idade pode diminuir as conseqüências desagradáveis que a idade pode trazer, não necessariamente traz.

Se prestarmos a atenção veremos que a cada faixa etária acontecem mudanças em nosso corpo e mente, muitas são para melhor e outras nem tanto, mas há mudanças, então dizer que ficou idoso de repente não é verdade, nós vamos envelhecendo aos poucos. Querendo ou não, aceitando ou não, o fato é que se não morremos cedo, envelhecemos. E precisamos encarar a situação ou seremos idosos teimosos, correremos perigo, seremos infantis e daremos muito trabalho aos nossos cuidadores.

Não sei que não é fácil envelhecer, parece que são muitas perdas, então precisamos focar nas aquisições que a idade nos trouxe e uma delas é ter uma família presente e querendo ajudar. Entender que ir junto ao médico, tirar os tapetinhos do caminho, comprar sapatos ‘feiosos’, interferir na alimentação, verificar a medicação não significa que não servimos para mais nada, simplesmente são coisas que fogem a atenção do idoso e alguém mais jovem pode ser mais cuidadoso e carinhoso.

A dificuldade em envelhecer vem com a ideia social que nossa sociedade tem de que idoso não faz nada e só dorme. Não é verdade, ter atividades e manter um objetivo é possível e excelente na terceira idade. Se os prepararmos para essa fase tudo fica mais leve e fácil. e também porque nos deixa mais perto da morte, coisa que não queremos abordar agora... 

Acredito que ninguém quer ficar um velhinho teimoso e mau humorado ou ainda dando trabalho e escondendo as coisas dos filhos. Compartilhar e respeitar é importante, lembrando que idoso também tem que respeitar a responsabilidade que os filhos ou cuidadores tem com eles, algumas coisas não são desrespeito são somente uma nova maneira de lidar com a situação já que muitas vezes os idosos não veem perigo em coisas que na idade deles é perigoso.

Vamos encarar o envelhecer como a fase do descanso, você tem atividades, mas pode fazer quando quiser e alguém sempre olha por você. Isso é tudo que queremos quando somos mais jovens e quando podemos usufruir não podemos ficar aborrecidos.

Boa semana. Adriana



Nenhum comentário:

Postar um comentário